InvestSP firma acordo com agência chinesa para aumentar exportações e atrair investimento estrangeiro para SP
Iniciativa também busca parceiros para o PPI-SP, programa do Governo do Estado que deve injetar R$ 200 bilhões em capital privado em projetos de infraestrutura e desestatização
InvestSPA InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), firmou parceria com a Invest Shanghai, órgão equivalente da província chinesa de Xangai, para ampliar as relações comerciais entre São Paulo e o país asiático. O acordo tem como focos principais o aumento das exportações e a atração de investimento estrangeiro.
Em 2022, a China ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o maior parceiro comercial de São Paulo. A corrente de comércio entre eles (soma de exportações e importações) cresceu 33%, para quase US$ 30 bilhões. Um dos objetivos da parceria é aproveitar o momento para, com a troca de informações e a realização de ações estratégicas, mapear e criar oportunidades de negócios para empresas chinesas em São Paulo – e vice-versa -, inclusive com a realização de eventos e missões internacionais.
A InvestSP, que conta com um escritório em Xangai voltado para atrair investimento estrangeiro para São Paulo e apoiar empresas paulistas que querem acessar o mercado asiático, também acredita que o acordo pode facilitar a divulgação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP), do Governo do Estado. Ele deve injetar até R$ 200 bilhões em capital privado em São Paulo, com projetos como a construção do Trem Intercidades, que ligará São Paulo e Campinas e já despertou o interesse de empresas chinesas.
“É uma parceria que pode criar inúmeras oportunidades de negócio com empresas chinesas em áreas como transição energética, reindustrialização, economia circular e cidades inteligentes, que são as trilhas definidas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.
Em 2023, os negócios entre São Paulo e a China (importações e exportações) já superam US$ 20 bilhões e representam 17% do comércio internacional paulista. O país asiático foi o que mais vendeu para o Estado, entre janeiro e outubro, e o segundo que mais comprou.