InvestSP e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado anunciam as 10 startups que darão início ao programa de internacionalização SP Global
Foram escolhidas retailtechs, fintechs, edtechs, agtechs e foodtechs, que poderão conquistar mercados na Europa
InvestSPA InvestSP e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo anunciaram na última sexta-feira (12) o resultado final da seleção do SP Global, o Programa de Aceleração para Internacionalização de Startups Paulistas. A ideia é preparar as startups para o mercado internacional, o que fortalece a estratégia do Governo do Estado de buscar novos parceiros comerciais e tornar as empresas locais mais competitivas.
Das mais de 100 startups inscritas, foram selecionadas 10, que se enquadram como retailtechs, fintechs, edtechs, agtechs e foodtechs, com base na área de atuação de cada uma. O processo de internacionalização visa garantir que elas conquistem um dos seguintes mercados-prioritários: Alemanha, França, Reino Unido e Península Ibérica (Portugal e Espanha).
“O Estado de São Paulo é o principal hub de inovação brasileiro, tanto que a maior parte dos unicórnios do Brasil nasce aqui. Possuímos talentos capazes e um ecossistema rico. E o apoio da InvestSP deve ser decisivo para que as startups tenham um crescimento internacional acelerado e que o Estado se destaque cada vez mais como um polo de inovação”, afirmou Gustavo Diniz Junqueira, presidente da InvestSP.
O início do programa, que é totalmente gratuito e online, está marcado para o dia 22 de novembro, quando as 10 selecionadas receberão as boas-vindas e iniciarão oficialmente sua jornada no Programa.
No dia 24, será oferecida uma Masterclass não apenas com as 10 startups selecionadas, mas aberta a todas que se inscreveram, para que mais startups tenham a oportunidade de ampliar seu conhecimento no tema. Outro destaque será o lançamento de uma ferramenta de autodiagnóstico de planejamento para internacionalização, que é um dos diferenciais do programa.
O SP Global está estruturado em três fases: capacitação, imersão e scaling-out. Na primeira etapa, os empreendedores recebem informações e conhecimento para aprimorarem seus modelos de negócio, inclusive com mentorias para a realização de análises de mercado, que permitirão definir qual país deve ser o principal foco das ações.
Na fase da imersão, serão feitas reuniões com players dos mercados alvos para validar ideias e criar uma rede de contatos, o que permitirá identificar forças e oportunidades e avançar no desenvolvimento do plano de internacionalização.
Por fim, na etapa de scaling-out, a startup coloca este plano em prática com acompanhamento e suporte contínuo da InvestSP para garantir que o negócio cresça de forma estruturada.
Confira a lista com as 10 startups selecionadas para a SP Global:
ADROIT ROBOTICS
Desenvolvimento de sensores embarcados em tratores que permitem um raio-x do pomar e coletam imagens e informações para os produtores. Os sensores não exigem qualquer intervenção humana.
CHATCLASS
Capacitação de funcionários por meio do Whatsapp ou outra plataforma. A ChatClass desenvolveu um chatbot que ensina vendas, operações, habilidades comportamentais, compliance e diversas outras habilidades para funcionários que estão na operação no dia a dia.
CONTBANK
Fintech especializada em levar crédito e serviços financeiros inteligentes para micro, pequenas e médias empresas, atuando no Brasil com um modelo de negócios no qual cada contador é um agente de negócios focado em atender empresas, sócios e colaboradores.
EAT’S FOR YOU
Marketplace mobile de refeições caseiras. Conecta famílias que amam cozinhar e buscam uma renda extra ou principal e pessoas que desejam comer na hora do almoço uma comida feita com carinho, preço justo e comodidade.
LUDOS PRO
Ajuda empresas a transformar o ambiente de aprendizagem em uma experiência lúdica e inovadora através de técnicas interativas, trilhas de conhecimento e dados, envolvendo cada tipo de público em um cenário único de imersão e elevando os índices de aprendizagem, engajamento e produtividade.
MOBILER
Startup especializada em aplicativos de mobilidade urbana, delivery e serviços que atua no formato de SaaS Whitelabel e Tech Base Franchise. Tem como foco cidades do interior nas quais os grandes aplicativos não chegam.
ONII
Desenvolvem tecnologias para automação de varejo, com foco em lojas autônomas para condomínios e empresas. Sua tecnologia proprietária permite uma experiência de compra fluída e segura para os usuários, facilitando a vida dos consumidores.
PRICEFY
Transforma a comunicação varejista no PDV através de uma tecnologia que permite organizar processos de criação de ofertas, numa experiência sem atrito. Realiza a geração de etiquetas promocionais, cartazes, comunicação digital, auditoria e mensuração de resultados de campanhas, com o objetivo de padronizar a comunicação e evitar divergências.
TALENT ACADEMY
Plataforma de People Analytics para desenvolvimento de pessoas e cultura. Ajuda as empresas a se transformarem através de suas ferramentas próprias de autoconhecimento e desenvolvimento, que usam tecnologia e análise de dados para conhecer os perfis e entender a experiência dos colaboradores, promovendo uma conexão entre o propósito da empresa e o propósito dessas pessoas.
UNIKE TECNOLOGIES
Está no seu DNA "desatritar" relações, em diversas jornadas diárias das pessoas, através da utilização de algumas tecnologias, tais como AI, ML, Visão Computacional e Autenticação/Identificação por Biometrias, entre outras. Pode atuar em segmentos como: varejo, educação, saúde, controle de acessos (portarias) e meios de pagamento.