02/08/23 08h22

InvestSP e agência da Arábia Saudita firmam acordo para atração de investimentos e abertura de mercado para empresas paulistas no Oriente Médio

Alimentação, infraestrutura, energia e sustentabilidade estão entre os setores que devem ser beneficiados pela parceria

InvestSP

A InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo (SDE), assinou acordo, nesta terça-feira (1), com a Saudi Invest, agência de promoção de investimentos da Arábia Saudita. A parceria prevê ações conjuntas e a troca de informações entre o Estado e o país árabe para atrair investimento estrangeiro para São Paulo e abrir espaço para empresas paulistas lá fora. As ações contarão com suporte do escritório da InvestSP nos Emirados Árabes, umas das quatro representações da agência fora do país.

A assinatura contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas e de uma comitiva de empresários e autoridades sauditas, liderada pelo Ministro de Investimentos do país, Khalid Al-Falih. Entre os focos do acordo estão setores como alimentação, infraestrutura, energia e sustentabilidade.

Em 2022, o Estado de São Paulo respondeu, sozinho, por 18% das exportações brasileiras para a Arábia Saudita, o que representa US$ 437 milhões em vendas para o país. Alimentos como açúcar, carnes de boi e frango e café estão entre os principais produtos embarcados.

A tendência é que o acordo contribua para a abertura de mercado para outros itens, a identificação de novos fornecedores e o aumento do número de empresas paulistas que vendem para a Arábia Saudita, com geração de emprego e renda no agronegócio, cujo potencial do Estado foi apresentado aos sauditas durante visita a São Paulo, e na indústria alimentícia.

A parceria ainda facilita a busca de investimento estrangeiro para projetos de transição energética, descarbonização, economia circular e reindustrialização, prioridade da InvestSP dentro das trilhas de desenvolvimento definidas pela SDE. A capacidade do Estado na produção de biogás, biometano, etanol e hidrogênio verde também foi debatida no encontro com os sauditas.

O acordo entre InvestSP e Saudi Invest também deve incentivar a troca de conhecimento e a geração de negócios entre empresas paulistas e sauditas, além do governo do país árabe, em áreas como construção civil, inovação, sustentabilidade e economia verde.

As oportunidades para as empresas paulistas interessadas em acessar o mercado saudita têm relação com o programa Visão 2030, pelo qual a Arábia Saudita pretende se tornar um importante centro de transporte e logística que interligue Ásia, Europa e África. Além dos projetos Neom e The Line, que preveem a criação de duas cidades futurísticas, uma planejada para ser um centro global de inovação, a outra para ser um exemplo de sustentabilidade, sem emissões de carbono.

Infraestrutura - A InvestSP também esteve com a comitiva saudita, na segunda-feira (31), em evento promovido pela Federação das Indústrias de São Paulo (FIESP) para apresentar as oportunidades de investimentos paulistas e no país árabe.

O presidente Rui Gomes participou de apresentação conjunta com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) sobre o Programa de Parcerias de Investimentos do Governo de São Paulo (PPI-SP). Ele conta com 17 projetos, como concessões e parcerias público-privadas, que devem injetar quase R$ 200 bilhões em capital privado no Estado. Entre eles, obras de infraestrutura como o túnel Santos-Guarujá e o Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas e Sorocaba.