14/06/24 14h53

InvestSP apoia implantação de fábrica de tratores da AGCO

Projeto em Mogi das Cruzes integra pacote de R$ 1 bilhão em investimentos da empresa no Brasil

InvestSP

A cidade de Mogi das Cruzes, na Grande SP, recebeu mais uma fábrica de tratores da AGCO, empresa norte-americana do setor de máquinas agrícolas dona de marcas como Fendt, Massey Ferguson e Valtra. O foco da unidade são veículos de alta potência, voltados para atividades mais complexas e com mais tecnologia embarcada. É a primeira unidade a produzir os tratores marca alemã Fendt fora da Europa.

Desenvolvido com apoio da InvestSP - agência de promoção de investimentos ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo de SP – em questões ambientais e de infraestrutura, o projeto integra um pacote de R$ 1 bilhão em investimentos em suas marcas no Brasil anunciado em 2023 pela AGCO. A iniciativa ainda inclui a criação de um polo de desenvolvimento tecnológico de produtos e de motores movidos a energias renováveis, como biometano e etanol, e a instalação do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias e Produtos.

"É um investimento importante, que vai impactar na geração de renda e emprego para a população, uma diretriz importante do governador Tarcísio de Freitas para alavancar o desenvolvimento regional", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jorge Lima.

“É um projeto alinhado ao trabalho da InvestSP de garantir um ambiente de negócios favorável para investimentos e a chegada de empresas de ponta, além de incentivar a inovação e a descarbonização. Sem falar no apoio ao agronegócio, que tem impacto direto na economia de SP, referência mundial na produção de laranja, cana de açúcar e vários outros produtos”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes.

Já o diretor de Projetos e Inovação da InvestSP, Thiago Camargo, afirma que “a AGCO é uma empresa de excelência, focada em temas como inovação e tecnologia e que oferece uma série de recursos que geram ganho de produtividade e eficiência no campo”.

A região de Mogi das Cruzes é considerada estratégica para empresas multinacionais, principalmente por questões logísticas. A proximidade com o sistema Anchieta-Imigrantes garante fácil acesso ao porto de Santos e aos aeroportos de Congonhas, Cumbica e Viracopos, via Rodoanel, que também facilita o escoamento da produção e a chegada de insumos. Além da oferta de mão de obra qualificada e da estrutura para inovação, com toda a rede de universidades e centros de pesquisas da Grande SP.