Investimentos no setor portuário somam R$ 10,186 bilhões desde outubro de 2015
Portos e NaviosNos últimos seis meses, desde outubro de 2015, quando o ministro Helder Barbalho tomou posse como titular da Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP), foram autorizados investimentos de R$ 10,186 bilhões.
Esse volume corresponde a 20% dos R$ 51,28 bilhões previstos no Plano Nacional de Logística Portuária 2015-2018 (PNLP 2) para serem aportados neste segmento logístico até 2042.
Esse montante também equivale a 38% dos R$ 26,947 bilhões de investimentos autorizados desde o lançamento do Programa de Investimento em Logística (PIL) para a área de portos, em 15 de agosto de 2012.
Investimentos autorizados desde 2015 até abril de 2016
1.1º leilão de arrendamento de 3 áreas portuárias do PIL no Porto de Santos DEZ 2015 R$ 2 bilhões
2.Nove terminais de uso privado OUT a DEZ 2015 R$ 3 bilhões
3.Dois aditivos de contrato OUT a DEZ 2015 R$ 226 milhões
4.Três obras de dragagem OUT a DEZ 2015 R$ 619 milhões
5.Quatro novos investimentos em terminais de uso privado JAN a ABR 2016 R$ 1,624 bilhão
6.Cinco contratos renovados ou aditivados** JAN a ABR 2016 R$ 1,414 bilhão
7.Obras de infraestrutura (em andamento) EM 2016 R$ 931 milhões
8.Projeto conceitual de revitalização da área portuária de Belém ABR 2016 R$ 3 milhões
9.Uma obra de dragagem ABR 2016 R$ 369 milhões
TOTAL R$ 10,186 bilhões
**Esse somatório inclui os investimentos do Terminal de Contêineres de Paranaguá, Dragagem de Santos, Terminal de Cotegipe.
Mais informações sobre os investimentos autorizados desde 2015:
1.R$ 2 bilhões assim divididos = R$ 1,45 bilhão para os cofres públicos: R$ 430,6 milhões referentes ao valor da outorga a ser pago pelos futuros arrendatários e R$ 1,02 bilhão de recursos a serem pagos à Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) pelo arrendamento, ao longo de 25 anos, de cada uma das três áreas leiloadas; + R$ 608 milhões em investimentos em edificações e equipamentos.
2.R$ 3 bilhões = nove terminais de uso privado, nos Estados do Rio de Janeiro (3), Espírito Santo (2), Paraná (1), Santa Catarina (1), São Paulo (1) e Rio Grande do Sul (1).
3.R$ 226 milhões = dois aditivos de contrato (Rondônia e Pará).
4.R$ 619 milhões = três obras de dragagem (Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná).
5.R$ 1,624 bilhão = R$ 1,399 bilhão em quatro novos terminais de uso privado no Maranhão (1), Rio de Janeiro (2) e Rondônia (1) + R$ 225 milhões para ampliação de TUP na Bahia (1).
6.R$ 1,414 bilhão = cinco contratos renovados ou aditivados (Pará, São Paulo, Paraná [2] e Rio de Janeiro).
7.R$ 3 milhões = investimentos em um projeto conceitual de revitalização da área portuária de Belém.
8.R$ 930,5 milhões = nove obras de infraestrutura nos estados de São Paulo (3), Bahia (1), Ceará (1), Espírito Santo (1), Rio Grande do Sul (1), Santa Catarina (1) e Maranhão (1).
9.R$ 369 milhões = dragagem do Porto de Santos.
Foram publicados os editais de licitação de seis áreas para instalações portuárias no estado do Pará, que demandarão obras e equipamentos no valor de R$ 1,67 bilhão, e o edital de licitação do Terminal de Passageiros de Salvador, que exigirá investimentos de R$ 7 milhões do novo arrendatário.