14/01/20 13h52

Investimentos em obras de mobilidade somam mais de R$ 72 milhões em 3 anos

Investimentos contemplaram melhorias viárias, implantação de corredores preferenciais de ônibus, reconstrução de terminais, entre outras

Portal Piracicaba

Obras de melhoria na mobilidade urbana somaram em três anos, em Piracicaba, mais de R$ 72 milhões. Os investimentos contemplaram melhorias viárias, implantação de corredores preferenciais de ônibus, reconstrução de terminais de ônibus urbanos, entre outros.

De acordo com a Prefeitura, já foram investidos na área mais de R$ 72,4 milhões nos últimos 3 anos.

Uma das ações voltadas à mobilidade é a implantação dos corredores de ônibus. As obras incluídas nele são realizadas com recursos obtidos por meio de financiamento do Programa Mobilidade Médias Cidades, da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 52,6 milhões, e R$ 2,8 milhões de contrapartida da Prefeitura de Piracicaba. Novos abrigos também foram implantados nas avenidas que integram os corredores de ônibus.

Os 4 corredores – Vila Rezende, Piracicamirim, São Jorge e Pauliceia – contemplaram as principais avenidas de Piracicaba, num total de 31,7 km, que receberam melhorias, como reconstrução de pavimento, drenagem e recapeamento, nova iluminação, execução de concreto em paradas de ônibus, sinalização especial para faixa preferencial e abrigos maiores e mais modernos.

O corredor Vila Rezende incluiu, ainda, a construção de alça de acesso para desafogar o trânsito no cruzamento das avenidas Torquato da Silva Leitão, Armando de Salles Oliveira e rua Tiradentes. As obras do corredor São Jorge incluíram uma nova ponte na avenida Antônio Mendes de Barros Filho. A estrutura melhorou o fluxo de veículos pelas avenidas Raposo Tavares, Madre Maria Teodora e rua Dona Anésia.

Novos terminais

O projeto Corredores inclui, também, reconstruções e reformas dos terminais de ônibus. O primeiro a ser reconstruído foi o Terminal Vila Sônia (TVS), entregue à população em dezembro de 2017. Mais moderno, o TVS dobrou sua área construída – de 5.000m² para 10.207m² – e sua capacidade de atendimento, com aumento das baias de embarque e desembarque, além de estacionamento para ônibus reserva, refeitório para motoristas e funcionários, banheiro familiar, bilheterias e bebedouros.

O Terminal Pauliceia Pedro da Silveira Lara (TPA) também foi totalmente reconstruído. O projeto contemplou, entre outras melhorias, uma nova plataforma com 1.680m² e área coberta de 2.724m², iluminação LED e pista de rolagem em concreto para receber 15 ônibus ao mesmo tempo. O novo TPA foi entregue à população em agosto deste ano.

Já o Terminal Cecap/Eldorado Francisco Giannetti passou por reformas na rampa de acesso até a plataforma. Os vestiários masculino e feminino foram adequados com espaço exclusivo para deficientes físicos, sanitário familiar e outro para ostomizados. A Guarda Civil recebeu uma sala específica. O terminal reformado foi entregue em janeiro de 2019.