03/08/11 17h04

Investimentos das sistemistas da Toyota já passam dos R$ 188 milhões

Diário de Sorocaba

Com o 10º protocolo de intenções assinado com a Pirelli Pneus Ltda., os investimentos feitos pelas empresas sistemistas da Toyota já superam os R$ 188 milhões. Para completar o parque de fornecedores da montadora, outras duas empresas devem assinar seus protocolos brevemente, conforme cronograma da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

A previsão, com as 10 empresas que já estão se instalando, é de que sejam gerados 1.970 novos empregos entre diretos e indiretos, conforme destaca o secretário Mário Tanigawa. “São investimentos que certamente vão impulsionar a economia não só de Sorocaba, mas também das cidades vizinhas. Vivemos um momento muito positivo de nossa economia e isso tende a avançar ainda mais com o Parque Tecnológico.”

Além das sistemistas (Pirelli, TT Steel do Brasil, Formatp; Toyota Boshoku do Brasil, Inergy do Brasil, Scorpios, Faurecia, Pilkgton e Sanoh do Brasil) a Prefeitura de Sorocaba já assinou outros quatro protocolos de intenções em 2011, totalizando R$ 451 milhões em investimentos: Manes (R$ 700 milhões), Dana (R$ 52 milhões), Leroy Merlin (R$ 750 milhões) e Bioverde (R$ 150 milhões), que deverão gerar aproximadamente quatro mil novos empregos.

A Toyota deve iniciar sua produção em Sorocaba no início do segundo semestre de 2012 e, de acordo com projeção da empresa, deve girar em torno de 70 mil veículos por ano. “A longo prazo, a produção deve subir para mais de 400 mil veículos, o que exige uma série de indústrias que produza as peças montadas na hora para que não haja a necessidade de grandes estoques, como no caso da Pirelli”, explicou o secretário Tanigawa.

Desde janeiro, 14 empresas já se instalaram ou estão em processo de instalação em Sorocaba, incluindo as sistemistas da Toyota. Os dados são ainda mais expressivos se computados estes investimentos recebidos desde 2006: 59 protocolos assinados, gerando um total de R$ 4,290 bilhões em investimentos, com previsão de geração de mais de 58 mil empregos (diretos e indiretos).