11/07/11 15h52

Investimentos combinam com geração de emprego

Bom Dia

Mais duas sistemistas assinaram  protocolo de intenções com a Prefeitura de Sorocaba, nesta sexta-feira (08), e vão integrar o complexo industrial da Toyota no próximo ano.

As empresas Sanoh do Brasil Indústria Comércio de Produtos Automotivos e a Pilkington Brasil, além do investimento de R$ 14,9 milhões juntas, vão oferecer oportunidades de emprego para moradores da cidade e região. São 80 vagas.

Nesta sexta-feira (08), o contrato assinado foi pela oitava das 12 sistemistas – a indústria Sanoh – que fabrica e distribui os sistemas de tubos de combustível e fluido de freios para os automóveis produzidos pela montadora japonesa. As obras devem iniciar no próximo mês e a operação será junta com a Toyota, em 2012.

Os componentes usados pela empresa são importados, mas o gerente geral, Fábio Hirose Olivato, destaca que a estratégia é expandir a produção e tornar a planta de Sorocaba em uma fabricante nacional. “Cresceremos junto com a Toyota. Com isso, haverá mais investimentos e também geração de empregos”, explica.

Além da montadora japonesa, a empresa fornece peças para a Honda e conta com uma unidade em Santa Bárbara D’Oeste desde 1998.

O prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), conta que o cronograma das operações da Toyota no município está dentro do prazo e  os serviços devem continuar acelerados para aproveitar a época de estiagem. Em agosto chegam os primeiros maquinários para a produção dos veículos, acrescenta ele.

FABRICANTE DE VIDROS / Outro investimento na zona industrial é a Pilkington Brasil, fabricante de componentes e peças de vidro que, igualmente,  vai oferecer  produtos à Toyota.

A empresa tem investimentos de R$ 6 milhões e pretende contratar cerca de 30 funcionários. O terreno que abrigará a planta da Pilkington conta 2.650 metros quadrados.

O presidente da indústria, Aguinaldo Balata, e o diretor,  João Vilhena de Morais, estão ansiosos com a instalação da unidade em Sorocaba. Seus trabalhos também devem ter início em 2012.

Na opinião de Vitor Lippi, o município está preparado para receber bem as indústrias. Segundo ele, o local onde as  empresas vão se instalar está recebendo pavimentação e fica entre a avenida Itavuvu e a interligação com a Rodovia Castello Branco. As obras de melhorias, completa o prefeito, contam também com a implantação das redes de infraestrutura.

Multinacional oferece mais de mil vagas em Porto Feliz

As instalações da Toyota e do Parque Tecnológico em Sorocaba estão trazendo investimentos para a região. A Cooper Power Systems do Brasil, fabricante de equipamentos de média e alta tensão, vai se instalar em Porto Feliz. O investimento da multinacional é de R$ 40 milhões e a indústria prevê gerar 200 empregos diretos e mil indiretos.

“A cidade possui um conjunto de facilidades, desde logística para o escoamento da produção, até a disponibilidade de mão de obra qualificada na região”, diz  o presidente da Investe São Paulo, assessoria empresarial da Cooper Power Systems, Luciano Almeida.

Os produtos e soluções atenderão todo o mercado brasileiro. A unidade servirá como base de exportação para o mercado latino-americano. “A região é uma prioridade de investimento para a empresa devido ao forte crescimento econômico”, afirma o presidente da Cooper Power Systems, Mike Stoessl.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, explica que a instalação de novos empreendimentos no Estado estimula a geração de emprego e de renda para a população local.
A Cooper está há 17 anos no Brasil e conta com unidades em Itu e em Sorocaba. A nova planta terá 27 mil metros quadrados de área construída, entre área fabril e escritórios. A localização é o quilômetro 125 da rodovia Marechal Candido Rondon.

A empresa produz equipamentos elétricos, componentes e sistemas que fornecem energia elétrica para residências, indústrias, empresas e instituições. Em 2010, a receita foi de  US$ 1,2 bilhão.