18/06/24 14h49

Investimento na indústria deve movimentar toda a economia da região

Previsão é de que novas vagas de emprego aqueçam a construção civil e estão, por sua vez, o comércio e os serviços

Cruzeiro do Sul

A série de investimentos na indústria que vem ocorrendo em Sorocaba deve fortalecer também outros setores da cidade. É o que comenta Erly Domingues de Syllos, diretor da regional Sorocaba do Centro das Indústrias de São Paulo (Ciesp). Somente nas duas primeiras semanas de junho, mais de R$ 826 milhões de investimentos foram anunciados no município. Os montantes referem-se às empresas NAL do Brasil e JCB.

Segundo o diretor do Ciesp, os setores são “peças conectadas”; dessa maneira, quando acontece investimentos em grandes empresas ocorre também a geração de empregos nas outras áreas, como na construção civil, por exemplo. Com renda, os trabalhadores podem comprar imóveis, movimentando o setor imobiliário e, consequentemente, o comércio.

“Olha o quanto é importante essa geração de empregos em uma empresa mãe — como chamamos uma empresa grande. Movimenta todo o mercado de trabalho, movimenta a economia. Eu acredito que esse é um modelo que precisamos fazer com que outras cidades também acompanhem e sigam esse exemplo que nós temos aqui em Sorocaba”.

Na quinta-feira (13), a empresa JCB, uma das líderes mundiais no mercado de máquinas da linha amarela — que auxiliam em processos como agricultura, construção civil, mineração, armazenagem e terraplanagem —, anunciou investimento de R$ 500 milhões nos próximos cinco anos. O valor faz parte da aplicação na América Latina, que prevê dobrar de tamanho até 2030. A iniciativa deve gerar mil novas colocações no mercado de trabalho, entre diretas e indiretas. Já a empresa Nal do Brasil — fabricante de faróis e lanternas automotivas — anunciou, no dia 6 de junho, investimento em Sorocaba de R$ 326 milhões. Cerca de 600 novas vagas devem ser criadas.

Crescimento regional

Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, Erly Domingues de Syllos comentou ainda sobre a implantação de um projeto do Ciesp São Paulo, em parceria com o governo do Estado, para a regionalização do crescimento industrial. O plano piloto ocorre na região de Sorocaba. De acordo com o diretor da regional, o objetivo da iniciativa é fazer com que cidades menores se desenvolvam a partir de suas vocações.

O primeiro passo foi realizar um estudo sobre os produtos que as empresas fabricam e compreender a vocação que cada região possui. Ainda neste mês, ou em julho, uma reunião deve ser realizada para apresentar o projeto aos prefeitos e secretários de desenvolvimento econômico dos 48 municípios que compõem a regional do Ciesp.

Na ocasião, as autoridades também devem ser orientadas sobre a forma de traçar o desenvolvimento em cada cidade. “Sorocaba é forte na indústria, no entanto, há outros municípios que têm vocação no agronegócio, na cerâmica etc.”, lembra. “Nós temos, por exemplo, Porto Feliz. Junto com o investimento que a Toyota fez em Sorocaba, a montadora também anunciou investimento em Porto Feliz, porque lá fabricam-se motores. Temos o exemplo de Capela do Alto, que também está tendo grandes investimentos no setor de pequenas e médias indústrias. Acredito que é fundamental organizar todo esse ‘boom’ que estamos tendo de empresas por meio desse trabalho”, ressaltou Erly Syllos.

Fonte: https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/regiao/2024/06/734366-investimento-na-industria-deve-movimentar-toda-a-economia-da-regiao.html