26/10/23 12h00

Investimento de R$ 1,5 milhão: Secretaria de Agricultura entrega reforma das instalações do Laboratório de Sementes e Mudas da CATI

Cerimônia em Campinas abriu as portas da nova sede do laboratório referência internacional em análise de sementes

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP

Após um dia de agendas na cidade de Campinas, a Secretaria de Agricultura entregou as novas instalações do Laboratório de Sementes e Mudas da CATI. A unidade produz e comercializa variedades com garantia de qualidade e preço acessível, como ferramenta de extensão rural e políticas públicas, principalmente para a agricultura familiar.

Com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Guilherme Piai, a cerimônia reuniu autoridades federais, estaduais e municipais, além de servidores da Pasta.

O recém-nomeado coordenador da CATI, Ricardo Pereira, reforçou o orgulho que sente em fazer parte da equipe da SAA. “Uma entrega como essa revigora nosso compromisso com o povo paulista e nos mantém mais atentos às necessidades dos produtores rurais. Aqui conseguimos analisar mais de 500 espécies de plantas. Isso não é para qualquer um”, finalizou.

Na ocasião, Guilherme Piai destacou como o investimento é importante para as cadeias produtivas do agro. “As novas instalações são um início de algo muito maior. Estou confiante de que os trabalhos a partir de agora vão ser cada vez mais grandiosos. Temos uma equipe técnica competente e que, com toda a certeza,  fará uma revolução nas mais diversas áreas do agro de São Paulo”, completou.

Piai ainda acrescentou sobre os desafios do início da gestão à frente da Pasta. “Estou como secretário há 15 dias e meu objetivo é uma gestão que deixe uma marca. Quero entregar o melhor para o setor que mais cresce no Brasil e que é responsável por mais de 20% do PIB do Brasil”.

Instalado em dois andares de um dos prédios que integra o complexo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em Campinas, o Laboratório de Sementes e Mudas não recebia reparos há muito tempo. O telhado ainda era o original desde 1960, assim como a parte elétrica e o encanamento.

O secretário ainda aproveitou a oportunidade e plantou uma muda de Ipê-amarelo-do-cerrado ao lado do laboratório.

Atividades do Laboratório de Sementes e Mudas em 2023

Em 2023, o Laboratório de Sementes e Mudas já recebeu mais de 1.500 amostras de sementes, que representam mais de 372 mil ttoneladas de material para a verificação da qualidade e conformidade com os padrões nacionais estabelecidos.

“Esse volume de sementes é proveniente da produção de sementes certificadas da CATI Sementes e Mudas; da produção de sementes genéticas do IAC; da fiscalização de sementes importadas do Vigiagro/MAPA; e atendimento às analises com finalidade de exportação de sementes que totalizaram, até o presente momento, mais de cinco mil ensaios, incluindo análises de transgenia”, explica Patrícia, diretora do LSM.

Patrícia informa também que, atualmente, a equipe do laboratório tem se envolvido em diversos trabalhos com instituições parceiras para contribuir com o desenvolvimento de discussões pertinentes à área em que atua. “Participamos da Comissão de Sementes e Mudas do Estado de São Paulo e de Comitês Técnicos organizados pela International Seed Testing Association. Além disso, realizamos capacitações em análise de sementes, atendendo às demandas de laboratórios de todo o país, em parceria com professores e pesquisadores de entidades como a Escola Superior de Agriculttura “Luiz de Queiroz” (Esalq)/USP; a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Universidade Federal de Goiás (UFG); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e outras”, ressalta Patrícia.

Fonte: https://www.agricultura.sp.gov.br/pt/b/investimento-de-r-1-5-milhao-secretaria-de-agricultura-entrega-reforma-do-das-instalacoes-do-laboratorio-de-sementes-e-mudas-da-cati