Investimento-anjo cresceu no Brasil mesmo com a crise
Principais investidores são os que já tinham experiência com esse tipo de aporte
Pequenas Empresas & Grandes NegóciosA crise econômica brasileira não reduziu o volume de investimento-anjo no país. Entre julho de 2014 e junho deste ano, o valor aportado em startups chegou a R$ 784 milhões – um aumento de 14% sobre os R$ 688 milhões do período anterior. O panorama do investimento-anjo foi apresentado durante a 4ª Conferência Nacional da Anjos do Brasil, realizada nesta segunda-feira (30/11), no Senac Santo Amaro, em São Paulo.
O número de investidores-anjo, porém, não cresceu na mesma proporção. O aumento foi de apenas 3%, passando de 7.060 para 7.260 pessoas físicas. “Basicamente, isso acontece porque o número de pessoas com patrimônio acima de US$ 1 milhão caiu 7% em relação ao ano passado”, afirma Cassio Spina, fundador e presidente da Anjos do Brasil. De acordo com o levantamento realizado pela Anjos do Brasil, 80% dos investidores são receptivos, ou seja, só fazem aportes quando são procurados pelos empreendedores.
Enquanto o número de investidores não acelera, os que já estão no mercado aproveitam sua experiência para fazer aportes maiores. O valor médio aplicado por negócio cresceu de R$ 97,5 mil para R$ 108 mil nos 12 meses da pesquisa. “Apesar da crise, o investimento-anjo foi pouco afetado. Os negócios inovadores têm alto potencial de crescimento mesmo com a conjuntura econômica”, diz Spina, que ressalta a busca dos investidores por diversificação e retornos mais atraentes que os tradicionais, como ações em bolsa de valores e imóveis.
Spina aponta que um dos principais desafios para os empreendedores ainda é a falta de bons projetos, que possam atrair a atenção dos investidores com capital para realizar aportes. Segundo os dados da pesquisa, cada investidor tem uma média de R$ 339 mil disponíveis, com uma previsão de crescimento de 15% ao ano. Com isso, o potencial de investimento para os próximos 12 meses chega a R$ 2,8 bilhões.
Quatro dicas para empreendedores
- Teste sua ideia antes de buscar investidor. “Ainda recebemos muitos projetos que não passaram da fase da ideia”, diz Spina. Para chamar a atenção, o produto ou serviço precisa gerar retorno para o investidor. Para isso, tenha um protótipo e venda seu produto. Hoje é possível validar inclusive com crowdfunding, por exemplo. Se os clientes querem comprar, o produto está validado.
- Conheça seus concorrentes. “Muitas vezes o empreendedor não conhece todos os concorrentes diretos e indiretos no Brasil e no mundo. Não existem fronteiras.”
- Inovação é a única forma de ter sucesso. “Não adianta ter apenas um preço mais baixo. Inove. Crie armas que permitam que você tenha sucesso no seu negócio.”
- Estude como funciona o investimento-anjo. “Sem ter conhecimento sobre tudo que está relacionado a empreendedorismo, você vai ficar para trás.”