03/04/23 13h29

Investidores paulistas iniciam projeto para nova companhia aérea

Money Report

Um grupo de investidores de São Paulo iniciou um projeto para criar uma nova companhia aérea regional brasileira. A empresa, que deverá ser chamada São Paulo Linhas Aéreas (Voe SP), utilizará turboélices ATR 72 para transportar 70 passageiros em rotas selecionadas a partir do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Embora o projeto esteja em fase inicial, um grupo de executivos foi contratado para trabalhar na elaboração do caso de negócios e iniciar o processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) nas próximas semanas. O investimento será totalmente brasileiro, proveniente de investidores de São Paulo cujos nomes não foram divulgados.

O processo de certificação será conduzido pela consultoria MK Serviços Aeronáuticos, liderada por Moisés de Lima Paes, que anteriormente trabalhou na Air Minas e na Itapemirim. A empresa planeja operar sob as regras do RBAC 121, mas o processo de certificação ainda não começou, embora deva ocorrer em breve.

Segundo Paes, a São Paulo Linhas Aéreas nasceu como um projeto de empresa de carga, mas evoluiu para uma empresa aérea regional devido à necessidade de transporte aéreo insuficiente ou inexistente em algumas regiões e cidades de São Paulo e do Brasil.

A empresa terá sede na cidade de São Paulo e base operacional no Aeroporto Internacional de Guarulhos, de onde partirão voos para destinos com maior demanda ou potencial. A São Paulo Linhas Aéreas planeja operar inicialmente com quatro ATR 72 e pretende expandir para oito no médio prazo, contando a partir da certificação.

Fonte: https://www.moneyreport.com.br/negocios/investidores-paulistas-iniciam-projeto-para-nova-companhia-aerea/