Investidor busca assimilar expertise à área de P&D
Valor EconômicoA explosão da nuvem fez crescer o interesse de investidores por empresas que desenvolvem soluções baseadas em cloud. Ao aportar recursos nesses negócios, sejam os embrionários, sejam os já estabelecidos, os objetivos dos donos do dinheiro podem ir além dos lucros prometidos por inovações com potencial de revolucionar o mercado. Muitos estão interessados em incorporar às suas próprias atividades de pesquisa e desenvolvimento e aos seus produtos tanto a tecnologia quanto a experiência da empresa investida.
É o que fazem a GE e a Ford, para citar dois casos de corporações tradicionais que investem nesse tipo de empresa. O objetivo é ganhar agilidade de uma startup e se destacar em um cenário de transformação digital. Entre outros investimentos e parcerias com empresas de nuvem, tanto a GE quanto a Ford apostaram na Pivotal, americana especializada em plataforma de desenvolvimento software na modalidade as-a-service.
No caso da GE, o primeiro investimento ocorreu em 2013, quando a fabricante adquiriu 10% de capital da Pivotal Labs por US$ 105 milhões. A startup é a criadora do cloud foundry, um software capaz de rodar em múltiplas nuvens e que serve de base para o Predix, o sistema operacional da GE para internet industrial, ou seja, interconexão de máquinas por meio da nuvem. Loic Hamon, CIO da GE, explica que o Predix permite a coleta de dados das mais variadas origens, como motores a jato, turbinas a gás e aparelhos de ressonância magnética, que são analisados para melhorar o desempenho das máquinas.
A fabricante não fala sobre riscos e retorno financeiro, mas o impacto da parceria refletese no desempenho do Predix: este ano, só na GE, os aplicativos e análises decorrentes da solução economizarão para a companhia US$ 500 milhões em produtividade.
A Ford, por sua vez, liderou a mais recente rodada de financiamento para a Pivotal, anunciada em maio deste ano. A participação da montadora foi de US$ 182,2 milhões.
Somada com a de outros investidores, como a Microsoft, resultou em aporte total de US$ 253 milhões. Com a transação, o CIO da Ford passou a integrar a diretoria da Pivotal. Segundo a imprensa especializada americana, c valor da desenvolvedora chegou a US$ 2,8 bilhões.
A plataforma cloud foundry já havia sido usada pela Ford para construir o FordPass, um aplicativo de smartphone que oferece ao motorista acesso remoto ao veículo e outros serviços, como ajuda para encontrar estacionamento e para compartilhar o veículo. O investimento é parte do empenho da Ford em ser vista como uma companhia automotiva e também de mobilidade.