04/02/11 19h41

Investe SP recebe italianos em busca de oportunidades

Semana foi marcada por encontros com entidades da Itália que buscam maior aproximação com o Estado de São Paulo

Em 2011, comemora-se o ano da Itália no Brasil. Ao longo do ano serão realizados eventos para a aproximação de entidades e empresas dos dois países. A Investe São Paulo está aproveitando a presença dos italianos no país para fortalecer o relacionamento com entidades empresarias e governamentais da Itália. Na primeira semana de fevereiro foram realizadas três reuniões com representantes de regiões italianas. 

Na última quarta-feira, 2 de fevereiro, representando a prefeitura de Chieti, Sandro Marcheti, esteve na sede da agência com o objetivo de identificar setores com possibilidade de negócios no Estado de São Paulo, tendo como foco energia renovável, infraestrutura e Copa do Mundo. Está e a segunda vez que representantes da Investe São Paulo e os italianos de Chieti se encontram. Em maio de 2010, funcionários da agência paulista estiveram na Itália para uma série de reuniões. 

No dia seguinte, o diretor da Câmara de Comércio de Modena - PROMEC, Agostino Pesce esteve na Investe São Paulo para discutir a possibilidade de negócios no setor metal-mecânico e autopeças, a aproximação entre a instituição italiana e a agência paulista e a realização de ações conjuntas de divulgação de oportunidades de negócios. 

Encerrando os encontros, nesta sexta-feira, o presidente da GE.FI, empresa que realiza a EIRE – Expo Itália Real Estate, Antonio Intiglietta, e a representante da PROMOS, Agência Especial da Câmara de Comércio de Milão, Patrícia Orrico,  apresentaram à Investe São Paulo uma proposta de participação na EIRE 2011, que será realizada na cidade de Milão entre os dias 7 e 9 de junho. 

De acordo com o gerente geral de relações institucionais e internacionais da Investe São Paulo, Wilson Soares, a semana foi importante para que investimentos italianos possam ser captados no futuro. “São Paulo é um estado que possui forte influência da imigração italiana e muitos traços culturais em comum. Os italianos sabem que é um bom momento para investir no Brasil, e São Paulo é uma opção natural”, afirmou.