24/10/11 16h46

Investe SP recebe empresários da Flórida em Seminário no Palácio dos Bandeirantes

Governador Geraldo Alckmin e governador da Flórida (EUA), Rick Scott, abriram o Seminário “Oportunidades de Investimento em São Paulo” na manhã desta segunda-feira, 24 de outubro

Uma delegação de empresários da Flórida participou nesta segunda-feira, 24 de outubro, do Seminário “Oportunidades de Investimento em São Paulo”, realizado no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A delegação está visitando o País juntamente com o governador da Flórida, Rick Scott, e sua esposa, Ann Scott.

“Os brasileiros, em especial, os paulistas adoram a Flórida. Nós queremos que a Flórida também venha a São Paulo. Tenho certeza de que essa missão vai aproximar ainda mais nossos estados”, declarou o governador Geraldo Alckmin no início do evento. “Vocês estão convidados para a abertura da Copa do Mundo de 2014, que será em São Paulo. Nossos estados são vocacionados para uma grande complementação econômica e o Brasil vive um tempo propício para grandes parcerias e investimentos”, completou.

Dando prosseguimento ao seminário, o presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, fez uma apresentação mostrando por que o Estado é tão atraente para investimentos, destacando os principais setores. “O pré-sal é o mais importante acontecimento hoje em São Paulo”, afirmou Almeida. “Considerando-se somente a área de 25% do pré-sal hoje licitada, a produção atual de petróleo e gás será duplicada nos próximos 5 anos, chegando a cerca de 4,5 milhões de barris equivalentes por dia”, disse.

Ele também ressaltou que o Estado está em busca de parceiros para o estabelecimento de parceiras público-privadas, já que hoje o Governo tem US$ 1,56 bilhão à disposição para esse tipo de investimento. “Antes, apenas o Estado poderia propor esse tipo de parceira. Agora, as empresas podem vir aqui e fazer suas propostas. Estamos dando boas-vindas às ideias trazidas pelos investidores”, destacou Almeida, explicando a relevância do decreto 57.289, de 30 de agosto de 2011. O decreto criou a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), possibilitando aos empreendedores apresentar projetos de investimento na modalidade de parceria público-privada.

No final de sua apresentação, Almeida falou sobre o trabalho realizado pela Investe São Paulo e colocou a Agência à disposição dos investidores.

O Porto de São Sebastião
A seguir, foi a vez do diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio dos Reis Lima Carvalho, apresentar as oportunidades de investimento no Porto de São Sebastião, que terá sua área triplicada nos próximos anos. O objetivo da ampliação é atender à demanda de escoar a produção de petróleo e gás do pré-sal; ampliar as exportações de etanol e o crescente aumento do comércio internacional.

Segundo Casemiro, o Porto de São Sebastião é o segundo maior do País e as concessões das áreas que serão expandidas devem ocorrer no início do próximo ano, constituindo-se em oportunidades de investimento. “Não somos o maior porto, mas queremos ser o melhor”, finalizou Carvalho.

No encerramento do Seminário, os participantes puderam esclarecer suas dúvidas. A maioria das perguntas foi a respeito do pré-sal e também sobre as parcerias público-privadas.