20/08/12 16h43

Investe SP participa de reunião no Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas

No encontro, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, em exercício, Edmur Mesquita, destacou relevância da criação de mecanismos regionais para atração de investimentos

O diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Sérgio Costa, apresentou quais são os serviços oferecidos gratuitamente às empresas pela agência durante a 130ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O encontro ocorreu nesta segunda-feira, 20 de agosto, na sede do Instituto Agronômico de Campinas.

“A parceria entre a Investe SP e os municípios é fundamental para a criação de empregos e renda para a população, contribuindo para o desenvolvimento da região e o aumento da competitividade”, afirmou Costa. Ele ressaltou que as prefeituras podem encaminhar à Investe SP as demandas das empresas que desejam se instalar na cidade ou expandir seus negócios.

Além disso, a agência conta com o apoio dos municípios para obter informações capazes de mostrar todo o potencial da região. “Ao disponibilizar informações sobre leis municipais de incentivo à indústria, instituições de ensino existentes, distritos industriais, entre outros dados relevantes, os municípios contribuem para ampliar a base de dados da Investe SP e tornar o Estado de São Paulo ainda mais atraente ao investidor”, explicou Costa.

Ao encerrar o encontro, o secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, em exercício, Edmur Mesquita, destacou a relevância da criação de mecanismos regionais que facilitem a vinda das empresas para a RMC. “Essa região está dando um belíssimo exemplo de integração devido ao grau de comprometimento dos prefeitos e representantes estaduais na busca de soluções comuns para os problemas comuns”, disse Mesquita.

Participaram da reunião representantes das 19 cidades que compõe a RMC, o diretor executivo da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), João Alberghini, e os prefeitos de Artur Nogueira (Marcelo Capeini), Nova Odessa (Manoel Samartin), Santo Antônio de Posse (Norberto de Olivério Jr.), Cosmópolis (Antonio Fernandes Neto) e de Pedreira (Hamilton Bernardes), que preside o Conselho.

Relacionamento
A Gerência de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP têm buscado estreitar o relacionamento com os municípios paulistas. Em julho, a Investe SP participou de uma reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico da Agemcamp, na prefeitura de Hortolândia.

No próximo ano, a Investe SP desenvolverá iniciativas similares com instituições que agregam municípios de outras regiões do Estado e também dará continuidade ao trabalho de capacitação dos municípios na atração de investimentos.