10/05/12 13h46

Investe SP participa de encontro com Comitê Parlamentar para Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido

Presidente da agência explicou aos parlamentares qual é o papel da Investe SP e apresentou os diferenciais competitivos do Estado de SP; meta do Comitê é dobrar as exportações do Reino Unido para o Brasil em três anos

O Presidente da Investe SP, Luciano Almeida, e o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da agência, Sérgio Costa, participaram de um encontro com o Comitê Parlamentar para Negócios, Inovação e Treinamento do Reino Unido no Consulado Britânico, em São Paulo, nesta quarta-feira, 9 de maio.

De acordo com o presidente do Comitê, Adrian Bailey, o objetivo dos parlamentares é analisar o ambiente de negócios do Brasil para implementar ações que possibilitem alcançar a meta de dobrar as exportações do Reino Unido para o Brasil em três anos, além de fomentar parcerias e investimentos britânicos no País.

Já o presidente da Investe SP explicou que a agência está em busca de construir parcerias com empresas, universidades e instituições do Reino Unido para que contribuam, com sua expertise, com o desenvolvimento do Estado de São Paulo. “Nosso foco está especialmente em cinco setores estratégicos: petróleo e gás, saúde e ciências da vida, aeroespacial e defesa, economia verde e tecnologia da informação”, resssaltou Almeida.

Ele disse que, na área de economia verde, por exemplo, o Estado tem a meta de reduzir, até 2020, em 20% a emissão de gases de efeito estufa em relação a 2005. Quanto ao setor de petróleo e gás, ao menos 60% dos itens da cadeia produtiva das empresas devem proceder de indústrias instaladas no País. “Hoje, apenas com a tecnologia local, não conseguimos alcançar essas metas. Então, são excelentes oportunidades para as empresas explorarem”, concluiu.

Instituto de Pesquisas Tecnológicas
O gerente de Relações Corporativas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Eduardo Valle, também participou do evento. Ele explicou aos parlamentares quais são as áreas de atuação do instituto, destacando a relevância do estabelecimento de parcerias com universidades britânicas para enriquecer a experiência profissional dos pesquisadores do IPT. O instituto já estabeleceu intercâmbio com o Imperial College London e a Universidade University of East Anglia, no intuito de trazer para o instituto os mais avançados conhecimentos tecnológicos do mundo.

Valle também colocou os serviços do IPT à disposição de investidores e instituições britânicas, mostrando que a instituição pode contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias em pequenas, médias e grandes empresas, auxiliando no processo de obtenção de patentes e no relacionamento com as principais universidades do País (USP, Unesp e Unicamp).