01/09/11 18h53

Investe SP lança guia de investimento em parceria com a Câmara Americana de Comércio – Amcham

Objetivo da publicação How to Invest in São Paulo é orientar os investidores sobre os passos necessários para garantir o sucesso de seus negócios

A cerimônia de lançamento do guia How to Invest in São Paulo (Como investir em São Paulo) aconteceu nesta quarta-feira, 31 de agosto, no Hotel Royal Tulip, em Brasília. A publicação faz parte da série How to Do Business in Brazil e foi elaborada pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo – em parceira com a Câmara Americana de Comércio – Amcham.

A série tem como objetivo auxiliar potenciais investidores externos ou profissionais e executivos recém-chegados ao País a entenderem e atuarem no mercado nacional. Composto por 44 páginas, o guia How to Invest in São Paulo traz dados relevantes sobre os setores de negócios de São Paulo, mostrando por que o Estado é um dos principais destinos de novos investimentos do mundo. Mostra também quais são os setores estratégicos para investir, os principais incentivos existentes, as fontes de financiamento disponíveis, entre outras informações fundamentais.

A cerimônia de lançamento, promovida no Hotel Royal Tulip, contou com a presença do presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, do diretor da Agência, Hans Schaeffer, e do gerente Institucional e Internacional, Wilson Soares. Estavam presentes, também, autoridades brasileiras envolvidas direta ou indiretamente na atração de empresas ao Brasil, além de representantes de embaixadas de várias nações.

Mais quatro publicações
Em conjunto com a publicação How to Invest in São Paulo, foram lançadas mais quatro publicações da série. Há dois títulos relacionados ao setor imobiliário brasileiro, elaborados pela Amcham em parceria com a Colliers International, empresa especializada em soluções imobiliárias: How to Understand Real Estate Market in Brazil aborda o funcionamento do mercado de imóveis no País e How to Choose Your Logistical/Industrial Facility in Brazil traz explicações sobre como uma companhia pode formatar a estrutura logística no País.

Na área tributária, How To Manage Corporate Taxes in Brazil, produzido pela Amcham com o apoio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados, visa auxiliar organizações no planejamento dos impostos a recolher.

Também foi lançado o guia How to Invest in Paraná em parceria com a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio), International School of Curitiba e escritório Martinelli Advocacia Empresarial.

Reedições
No evento, a Amcham também relançou cinco edições da série, após um trabalho de atualização. Na área de legislação, disponibilizou a segunda edição de How to Do Governmental Contracts in Brazil, sobre contratos entre setor privado e governo no Brasil, organizada em conjunto com o escritório Lima e Curvello Rocha Advogados.

Com relação a finanças, os títulos são How to Do Cash Management in Brazil, sobre gestão de caixa, e How to Obtain Financing in Brazil, que destaca os tipos de financiamentos no País, ambos estruturados em parceria com o banco Santander.

No segmento de logística e instalações, foi relançado How to Protect People and Property in Brazil, com a parceira da Graber Segurança, e How to Import into Brazil, com a Cisa Trading.

As publicações How to Do Business in Brazil podem ser obtidas, gratuitamente, bastando fazer a solicitação no site da Amcham (www.amcham.com.br). Todos os títulos estarão disponíveis em breve nas versões eletrônica e física.

Sobre a Investe São Paulo
Criada em 2009, a Investe São Paulo é a porta de entrada das empresas que pretendem se instalar no Estado e também estimula a expansão de empreendimentos que já estão em São Paulo. A agência fornece gratuitamente informações estratégicas, ajuda os investidores a encontrar os melhores locais para o seu empreendimento e facilita o contato com órgãos públicos e privados. Esse trabalho é feito com o objetivo de promover a competitividade da economia, a geração de emprego e renda e a inovação tecnológica no Estado.

A agência possui neste momento 85 projetos em carteira, que contabilizam um potencial de investimento de R$ 22,5 bilhões, com capacidade de gerar cerca de 42 mil empregos diretos e 180 mil empregos indiretos. A Investe São Paulo captou até o momento 18 empresas para o Estado, que investirão R$ 9,7 bilhões na construção de suas fábricas, empregando mais de 17 mil trabalhadores.