03/07/12 17h36

Investe SP em Frankfurt: agência participa do 30º Encontro Econômico Brasil-Alemanha

Com o objetivo de atrair investidores alemães para o Estado de São Paulo, diretor de Investimentos e Negócios da agência destacou potencial das parcerias público-privadas

As oportunidades de investimento no Estado de São Paulo foram o destaque em Frankfurt nesta terça-feira, 3 de julho, no painel que apresentou o potencial dos projetos de infraestrutura do País para cerca de 800 participantes do 30º Encontro Econômico Brasil-Alemanha.

“O Estado desenvolveu um novo instrumento para os investidores que desejam investir em infraestrutura: a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP)”, explicou o diretor de Investimentos e Negócios da Investe São Paulo, Hans Schaeffer.

Criada em outubro de 2011, a MIP abre a oportunidade para que o investidor apresente sugestões de projetos para serem incluídos no programa de parcerias público-privadas do Estado. Ou seja, ao identificar uma oportunidade de negócio, o investidor pode fazer uma proposta ao Estado, apresentando estudos e levantamentos que mostrem a importância e a necessidade do projeto que deseja implantar.

Se a proposta for aceita pelo Estado, mas, ao final do processo licitatório, outro investidor for contratado, todas as despesas efetuadas para a realização dos estudos são ressarcidas pelo vencedor do processo. “Trata-se de uma inovação nas parcerias público-privadas porque remunera o investidor pela iniciativa, independentemente de quem executará a obra ou o projeto”, afirma Schaeffer.

Encontros com empresas
Principal iniciativa envolvendo empresários e representantes do governo dos dois países, a 30ª edição do Encontro Econômico Brasil–Alemanha foi promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a confederação alemã, Bundesverband der Deutchen Industries (BDI), com apoio das Câmaras Alemãs no Brasil.

Durante o evento, que começou no dia 1 de julho e encerrou-se nesta terça-feira, foram realizados painéis setoriais sobre os principais temas da agenda bilateral como inovação, logística, energia e mobilidade urbana. O encontro englobou, ainda, visitas técnicas e rodadas de negócios.

“Realizamos encontros com mais de 30 empresas alemãs interessadas em conhecer melhor o ambiente de negócios do Estado de São Paulo”, disse o gerente de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Wilson Soares.

No evento, três temas foram destaque nas discussões sobre a relação entre Brasil e Alemanha: a inovação; o apoio às pequenas e médias empresas e a qualidade da infraestrutura. Segundo o Ministro Federal da Economia e da Tecnologia da Alemanha, Philipp Rösler, e o Ministro Federal das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, esses aspectos são motores para o desenvolvimento tecnológico e a geração de emprego na Alemanha.

No encerramento do encontro, em nome do Governo do Estado de São Paulo, Schaeffer convidou os empresários alemães e as instituições presentes a visitarem São Paulo em 2013, durante a próxima edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que será realizado na capital paulista.