06/03/12 15h05

Investe SP contribui para instalação de novo centro de serviços da Embraer em Sorocaba

Com um investimento estimado em USD 25 milhões nos primeiros cinco anos do projeto, centro de serviços irá gerar até 250 empregos diretos

A cidade de Sorocaba, localizada a 90 quilômetros de São Paulo, está se consolidando como um polo para a aviação executiva do País. Nesta terça-feira, 6 de março, o Governador Geraldo Alckmin participou da cerimônia para concessão de área no aeroporto Bertram Luiz Leupolz, onde será instalado o centro de serviços da Embraer na cidade. “Além do investimento da Embraer, Sorocaba também receberá um total de R$ 8,2 milhões de investimentos do Governo do Estado para aprimorar a infraestrutura do aeroporto”, destacou Alckmin. O governador ainda ressaltou que a região de Sorocaba possui excelentes escolas e faculdades técnicas. “A Embraer estará muito bem servida de mão de obra especializada”, concluiu Alckmin.

O gerente geral de Investimentos e Negócios da Investe São Paulo, Marco Goes, também esteve presente no evento.  A Investe SP apoiou a Embraer na viabilização do novo empreendimento, articulando as reuniões iniciais entre a empresa, a Secretaria de Transportes e o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – Daesp. “Um dos principais papéis da Investe SP é realizar a interface entre a iniciativa privada e as instituições públicas. No caso da Embraer, continuaremos trabalhando nas articulações entre a empresa, a prefeitura e o Governo do Estado”, ressaltou Goes.

Com um investimento estimado em USD 25 milhões nos primeiros cinco anos do projeto, o novo centro de serviços ocupará uma área de 20 mil metros quadrados e irá gerar até 250 empregos diretos. O local vai abrigar um hangar cinco vezes maior do que o centro de serviços localizado na sede da Embraer, em São José dos Campos.

Haverá, ainda, salas VIP e de clientes, escritórios administrativos, além de oficinas de apoio com diversos serviços, contemplando manutenção e reparos de componentes de aeronaves, ‘hangaragem’ e FBO (operações de base fixa).

“A rede global de suporte de jatos executivos da Embraer já conta com cerca de 60 centros de serviços próprios e autorizados no mundo. O Brasil, um de nossos principais mercados, merece atenção especial”, disse Marco Túlio Pellegrini, vice-presidente de Operações da Embraer, Aviação Executiva. “Até o final do segundo semestre de 2012, o primeiro simulador de vôo de jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 entrará em funcionamento, aprimorando o atendimento aos nossos clientes deste segmento tão exclusivo.”
O centro de serviços da Embraer de Sorocaba formará, juntamente com o centro próprio existente em São José dos Campos e os autorizados de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Goiânia, uma rede de atendimento e suporte à crescente frota de jatos executivos da Embraer, que já ultrapassou a marca de 100 aviões operando no Brasil.