28/03/12 17h20

Investe SP busca ampliar intercâmbio com instituições norte-americanas

Representante especial do governo dos Estados Unidos e presidente da Investe SP participaram de reunião para analisar possibilidades de intercâmbio entre instituições norte-americanas e agência

A representante especial do governo dos Estados Unidos para Assuntos Globais Intergovernamentais, Reta Jo Lewis, esteve nesta quarta-feira, 28 de março, na sede da Investe São Paulo para analisar as possibilidades de intercâmbio entre instituições norte-americanas e a agência do governo paulista, que é responsável pela atração e manutenção de investimentos no Estado.

O presidente da Investe SP, Luciano Almeida, apresentou os principais dados econômicos do Estado e seus diferenciais competitivos. “O mais importante no Brasil, agora, é investir na educação técnica e tecnológica para atender à necessidade de qualificação profissional e essa é uma área em que São Paulo se destaca”, disse Almeida. “As faculdades de tecnologia (Fatec) e as escolas técnicas (Etec) têm convênios com diversas universidades norte-americanas para possibilitar aos estudantes brasileiros, gratuitamente, a experiência de aprimorar seus conhecimentos nos Estados Unidos”, explicou.

“Tenho notado que os investidores norte-americanos estão se voltando muito para a questão da responsabilidade social, acredito que muitos líderes empresariais se interessariam em desenvolver parcerias com instituições brasileiras nessa área do ensino técnico e tecnológico”, ressaltou Lewis. Ela destacou a crescente demanda dos investidores norte-americanos por conhecer as oportunidades de investimento no Brasil e no Estado de São Paulo.

Almeida antecipou a Lewis que participará de uma missão aos Estados Unidos durante a segunda semana de abril juntamente com a Câmara Americana de Comércio (Amcham). Durante a missão, estão programados “road shows” nas cidades de Washington, Nova York e Boston para apresentar as oportunidades de investimentos em São Paulo.

Lewis se colocou à disposição da agência para facilitar o contato de Almeida com representantes do governo dos Estados Unidos e demais instituições representativas do empresariado norte-americano. O presidente da Investe SP também disse que a equipe da agência está apta a fornecer as informações de que Lewis necessitar a respeito do Estado.

Também participaram da reunião a diretora substituta do Departamento de Assuntos Globais Intergovernamentais, Rhonda Binda; o representante do consulado dos Estados Unidos em São Paulo, Ryan Reid; o gerente Internacional da Investe SP, Luís Arbex; e a assessora da presidência, Raquel Kibrit.