17/04/12 13h28

Investe SP assina protocolo de cooperação para atração de investimentos com agência de Charlotte

Objetivo da parceria é estimular as relações econômicas entre o Estado de São Paulo e a região de Charlotte; evento marcou encerramento da missão da Investe SP aos Estados Unidos

No encerramento da missão da Investe SP aos Estados Unidos, nesta segunda-feira, 16 de abril, o presidente da Investe SP, Luciano Almeida, assinou um protocolo de intenções com a agência Charlotte Regional Partnership. A organização é responsável por promover investimentos e apoiar a criação de empregos em 16 condados na Carolina do Norte e na Carolina do Sul.

“Assim como a Investe SP é a porta de entrada para as empresas que desejam se instalar no Brasil, a Charlotte Regional Partnership também é a porta de entrada para a região de Charlotte”, explicou o presidente da Investe SP. “Essa parceria é importante porque assim como a agência de Charlotte pode identificar empresas interessadas em investir em São Paulo, nós podemos apresentar as empresas paulistas interessadas em fazer negócios em Charlotte”, disse Almeida.

Para o presidente do Conselho da Charlotte Regional Partnership, Brett Carter, o protocolo contribui para assegurar que as empresas das duas regiões continuem obtendo sucesso em seus negócios. Seis companhias brasileiras estão instaladas na região de Charlotte. No final do ano passado, o escritório de advocacia K&L Gates, que também está instalado em Charlotte, abriu escritório em São Paulo para melhorar o atendimento dos clientes brasileiros e da América Latina.

Balanço da missão
Além de Charlotte, o presidente da Investe SP e o analista Internacional da agência, Rafael Murgi, passaram na semana passada por  Boston, Nova Iorque e Washington, D.C., onde se encontraram com empresários e participaram de seminários sobre oportunidades de investimento, realizados em conjunto com a Câmara de Comércio Americana (Amcham).

No total, cerca de 200 investidores norte-americanos conheceram as oportunidades existentes no Estado de São Paulo. Almeida também participou da Conferência “Brasil-Estados Unidos: Parceria para o Século 21”. O evento fez parte da visita oficial da presidente Dilma Rousseff à Washington.