04/04/13 17h45

Investe SP apresenta seus serviços durante Congresso Estadual de Municípios

Em painel sobre investimentos e desenvolvimento no Estado, diretor reforça a importância da parceria com os municípios

O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Investe São Paulo, Sérgio Costa, participou nesta quarta-feira, 4 de abril, de um painel sobre o desenvolvimento do Estado de São Paulo no 57º Congresso Estadual de Municípios. O evento, realizado no Mendes Convention Center, em Santos, começou na última terça-feira, dia 2, e termina no sábado, dia 6.

Em sua palestra, Costa falou sobre a importância da parceria com os municípios do interior para a atração de novos investimentos para o Estado. “Muitas vezes, o investidor chega para nós com uma lista de cinco municípios na cabeça - e nós mostramos a ele outros 640 que podem oferecer excelentes condições para seu negócio. Sabemos que a empresa que vai para o interior de São Paulo possui mais qualidade de vida, capital humano qualificado e uma excelente infraestrutura logística”, explicou.

O diretor informou os prefeitos de que eles vão receber em breve, pelo correio, um kit da Investe SP com um guia sobre como a agência pode ajuda-los no atendimento a empresários e formas de atrair empreendimentos para os municípios. O material inclui também um questionário que as prefeituras devem preencher e devolver para a Investe SP com diversas informações sobre suas cidades, além do vídeo “São Paulo – o Estado Número 1 do Brasil”(link).

“Precisamos saber onde estão os polos industriais, quais são as universidades que existem em cada cidade, se há incentivos fiscais e outras informações que são extremamente relevantes para quem ainda não decidiu onde fazer seu investimento”, disse Costa.  “Tenho certeza de que, quando ligarmos para vocês dizendo que vamos levar um empresário à sua cidade para conhecer os terrenos disponíveis, seremos muito bem recebidos”. Ele também enfatizou que, mesmo com a apresentação de todos os municípios, a decisão final é sempre do investidor.

A palestra da Investe SP fez parte de um painel que unificou dois temas: “Como os investimentos públicos atuam na indução do desenvolvimento  no Estado de São Paulo”, com a palestra do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado (link), Julio Semeghini, e “Investimento e Desenvolvimento para São Paulo”, onde a palestra de Sérgio Costa foi precedida pela do diretor de Fomento e Crédito da Desenvolve SP, Julio Themes.

Semeghini falou sobre as receitas públicas do Estado, os projetos de parcerias público-privadas (PPPs), e os repasses de verbas aos municípios. “O Estado não consegue induzir investimentos sozinhos.  Precisamos de parceria com os municípios”, enfatizou, pedindo que os prefeitos procurassem, com mais frequência, os escritórios regionais da Secretaria. Ele também abriu espaço para que alguns prefeitos tirassem dúvidas sobre os repasses de fundos como o Fundeb (Fundo Nacional da Educação Básica) e o FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

Já Julio Themes apresentou a Agência (link) e suas linhas de financiamento com juros diferenciados para prefeituras.  “Funcionamos como um BNDES no Estado de São Paulo. Somos um banco, mas não temos agências. Para solicitar o financiamento, basta acessar o nossos site e verificar que linha se adequa mais aos seu projetos”, explicou o diretor aos prefeitos.

Também fizeram parte da mesa do painel o prefeito de Caconde, Luciano de Almeida Semensato, o presidente da Associação dos Municípios da região Araraquarense (AMA) e prefeito de Olímpia, Eugênio José Zuliani, e o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo, Sebastião Misiara.

O evento – O Congresso Estadual de Municípios (link) é realizado, há 57 anos, pela Associação Paulista de Municípios. Seu objetivo é reunir os prefeitos do estado com entidades estaduais, federais e privadas, buscando um aprimoramento das políticas publicas e da gestão municipal. Esse ano, o tema do evento é “União por Novos Tempos para o Municipalismo”. A ideia é discutir maneiras de tornar as prefeituras menos dependentes de verbas estaduais e federais.