21/10/11 21h28

Investe SP apresenta oportunidades de investimento na cadeia de petróleo e gás na Santos Offshore

Diretor da Agência, Hans Schaeffer, participou de Seminário durante maior feira de petróleo e gás do Estado de São Paulo

Com o objetivo de discutir o tema  “Como a Baixada Santista vem se preparando para o pré-sal, infraestrutura e investimentos”, o diretor da Investe São Paulo, Hans Schaeffer, participou, nesta sexta-feira, 21 de outubro, do seminário “O Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás no Brasil com a exploração do Pré-sal”.

O Seminário foi realizado durante 5ª edição da Santos Offshore Oil & Gas Expo 2011, a maior feira de petróleo e gás do Estado de São Paulo, que aconteceu de 18 a 21 de outubro no Mendes Convencional Center, em Santos. A feira reúne empresas e profissionais do setor e abre espaço para discussão do mercado onshore e offshore no País.

“Nós temos que ser visionários e planejar o futuro da Baixada Santista pensando nos próximos 20 anos”, afirmou Schaeffer depois de explicar qual é o papel da Investe São Paulo. Segundo ele, é fundamental investir na qualificação profissional para que as empresas que vão se instalar na região não precisem buscar mão-de-obra fora da Baixada Santista.

Já existem diversas ações em andamento nessa área, como a criação do campus da USP em Santos, a partir de 2012, com o curso de engenharia de petróleo e o mestrado em sistemas logísticos. Está sendo elaborado também o projeto da Fatec Hospedaria dos Imigrantes, com os novos cursos de construção naval, sistemas de navegação e petróleo e gás. Há, ainda, o investimento na construção do novo prédio da Etec de Guarujá e na criação da terceira Etec de Santos, na zona noroeste da cidade, com o novo curso de gestão em portos, a partir do final do ano que vem.

“A grande oportunidade que o setor de petróleo e gás traz é a inovação”, ressaltou o diretor ao final da apresentação, mostrando como ficam os tubos de uma plataforma de petróleo que permanecem submersos no mar. “Todas essas conchas que ficam grudadas nessa tubulação vão precisar sair daí. Isso não é um problema, mas uma oportunidade. De repente, cada conchinha dessas pode ter uma pérola dentro que nós não estamos enxergando”, finalizou.

Também participou do debate a dirtora técnica da Agência Metropolitana da Baixada Santista, Débora Blanco Bastos Dias. Ela mostrou quais são os cinco principais desafios da região: reversão do passivo habitacional; reversão do passivo ambiental; mobilidade urbana e metropolitana; qualificação da mão-de-obra local para fazer frente à demanda da indústria e serviços; articulação das políticas públicas no território metropolitano. Débora apresentou os diversos projetos previstos para a Baixada Santista enfrentar cada um desses desafios.

Até 2025, a expectativa é que sejam investidos mais de R$ 176 bilhões em atividades ligadas a petróleo e porto somente no litoral de São Paulo, o que representa um impacto de 200 mil novos empregos diretor e 120 mil indiretos. Das 1,5 mil empresas envolvidas direta ou indiretamente com o setor petrolífero no País, 40% delas estão instaladas no Estado de São Paulo.