22/11/11 17h28

Investe SP apresenta oportunidades de investimento a comitiva alemã

Comitiva do Estado de Hesse, chefiada pelo secretário de Estado da Economia, Transportes e Desenvolvimento Territorial, Steffen Saebisch, esteve na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia

Com o objetivo de estreitar os laços de cooperação entre o Estado de São Paulo e o Estado de Hesse, na Alemanha, principalmente nas áreas de transporte e infraestrutura, uma comitiva alemã esteve, nesta segunda-feira, 21 de novembro, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O grupo foi recebido pelo secretário Paulo Alexandre Barbosa e pelo gerente Internacional da Investe São Paulo, Luís Arbex, que fez uma apresentação, apontando as principais oportunidades de negócios no Estado de São Paulo.

Em seu pronunciamento, o secretário Paulo Alexandre Barbosa deixou clara a intenção do Governo de São Paulo de investir em parcerias estratégicas. “Estamos abertos a solidificar nossos laços de cooperação com a Alemanha”, disse ele, após receber o convite para participar da nova edição do /Encontro Econômico Brasil – Alemanha, a ser realizado em junho de 2012 na cidade alemã de Frankfurt.

Liderados pelo secretário de Estado da Economia, Transportes e Desenvolvimento Territorial, Steffen Saebisch, os representantes do Estado de Hesse comunicaram também ao secretário o desejo de realizarem, paralelamente ao encontro, um Fórum de Inovação, com a participação de representantes do Governo do Estado de São Paulo e empresários da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

A Alemanha é considerada uma das maiores potências econômicas e tecnológicas da Europa. No comércio com o Brasil, dados de 2010 apontam que exportações brasileiras para a nação germânica somaram US$ 8,1 bilhões (crescimento de 31,8% em relação ao ano anterior), enquanto as exportações alemãs foram de US$ 12,5 bilhões. No Estado de São Paulo, estão instaladas as principais multinacionais alemãs. A preferência pelo solo paulista dá-se, entre outras razões, pelo fato do Estado de São Paulo ser a base da economia nacional, responsável por 33% do PIB brasileiro.