Investe SP anuncia novo núcleo de projeto nacional de promoção da cultura exportadora em São Paulo
Até abril de 2018, 260 empresas devem ser atendidas sem custo nenhum às companhias
Investe SPInveste São Paulo, agência de promoção de investimentos e exportações do Governo do Estado de São Paulo, anunciou hoje, 7 de junho, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, que liderará o novo núcleo no Estado do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (PEIEX).
O PEIEX é uma iniciativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e tem como objetivo estimular a competitividade e promover a cultura exportadora, principalmente nas pequenas e médias empresas, qualificando e expandindo os mercados para as indústrias iniciantes ou já atuantes em comércio exterior.
Por meio de uma metodologia desenvolvida pela Apex-Brasil e testada com sucesso, as empresas atendidas no PEIEX são diagnosticadas e orientadas para o comércio exterior. O programa já atendeu a 16,2 mil empresas brasileiras em 14 estados e, neste ano, será ampliado para 17 estados da federação.
“Há nove meses lançamos nesta mesma sala o programa SP Export, e hoje lançamos uma nova iniciativa para consolidar o esforço exportador. Vamos atender o lema do governador Geraldo Alckmin, que é emprego, emprego e mais empregos, lutando agora por exportação, exportação e mais exportações”, observou Juan Quirós, presidente da Investe SP.
Márcio França, vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, destaca a relevância da exportação no fortalecimento da economia: “O governador Geraldo Alckmin defende o comércio exterior como um dos principais caminhos para o Brasil superar as atuais dificuldades econômicas, já que gera empregos e divisas, melhora a balança comercial e eleva o investimento em produção e desenvolvimento tecnológico. É importante lembrar que o Brasil representa apenas 3% do mercado global; portanto, as empresas brasileiras têm 97% de espaço no comércio externo a explorar”, afirmou.
A Investe SP liderará um núcleo da cidade de São Paulo e região metropolitana do PEIEX, atuando na proposição de estratégias em diferentes áreas funcionais das empresas participantes do projeto para promover melhorias em seus produtos, serviços, processos e gestão. Desta forma, a Investe SP pretende contribuir para a ampliação do leque de companhias paulistas capazes de disputar espaço no mercado externo.
Até abril de 2018, o núcleo tem a meta de atender 260 empresas da capital paulista e região. Todo o atendimento é feito sem custos às empresas. Como contrapartida, o empresário deve estar disponível para verificação de procedimentos e controles existentes em todas as áreas da companhia e para entrevistas com a equipe técnica da Investe SP. Além disso, é importante motivar o quadro de colaboradores e participar dos encontros de capacitação para melhoria de gestão de processos e produtos.
Até hoje, mais de 100 empresas se inscreveram para participar do núcleo do PEIEX liderado pela Investe SP, sendo que muitas delas foram indicadas por associações de classe apoiadoras do projeto.
“A Investe São Paulo conseguiu em pouco tempo colher muitos frutos da nossa parceria firmada há tão pouco tempo. O Governo de São Paulo foi rápido, alcançando resultados que mostram o potencial do Estado”, ressaltou David Barioni, presidente da Apex-Brasil. Segundo ele, um dos objetivos da Apex-Brasil e do Peiex é diminuir o “gap” entre a posição do Brasil como 7ª economia do mundo e 25ª em exportação.
No Estado de São Paulo, os demais núcleos do PEIEX são liderados pela Fundação Vanzolini e Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC.
O núcleo liderado pela Investe SP integra o SP Export, Programa Paulista de Apoio às Exportações – uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação (SDECTI) coordenada pela agência paulista, em parceria com a Apex-Brasil.
Como participar
As ações do PEIEX são desenvolvidas em regiões com alto potencial exportador e incluem desde a implantação de soluções gerenciais, que dependem exclusivamente do próprio empresário e dos recursos disponíveis da companhia, até o fornecimento de informações técnicas e suporte no acesso a mercados, que são processos externos à empresa.
No núcleo liderado pela Investe SP, uma equipe de 18 profissionais da Agência e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que é parceira no projeto, atuará diretamente no planejamento, execução e monitoramento do PEIEX dentro das empresas.
“Estamos cumprindo uma importante missão com a participação nesse programa, ajudando as empresas a realizarem bom comércio e bom marketing Brasil afora”, reforçou o presidente da ESPM, José Roberto Whitaker Penteado, durante o lançamento.
Os técnicos visitarão as empresas selecionadas pelo projeto para fazer um diagnóstico de suas operações, identificando oportunidades de implantação de melhorias nas áreas de gestão estratégica, capital humano, finanças e custo, vendas e marketing, produção e comércio exterior. Além disso, a equipe prestará auxilio na execução dessas melhorias pelas empresas.
As empresas que são da capital paulista ou região metropolitana e têm interesse em participar do PEIEX deverão entrar em contato com a Investe SP pelo e-mail [email protected]. Serão selecionadas para atendimento as empresas que possuem perfil e potencial para exportação.
Sobre o SP Export
Coordenado pela Investe São Paulo e criado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação, o Programa Paulista de Paulista de Apoio às Exportações – SP Export – tem o objetivo de aumentar o volume de exportações de São Paulo, incentivar a cultura exportadora no meio empresarial paulista e ajudar as empresas do Estado a encontrar mercados estrangeiros para seus produtos e serviços.
O SP Export é realizado por meio de parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e integra o Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), conforme convênio assinado no final de 2015.
Estão incluídos no programa missões de empresas brasileiras para prospecção de mercados internacionais, apoio à vinda de potenciais compradores e exportadores estrangeiros e seminários de capacitação, além de atendimento gratuito por meio do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), da Apex-Brasil, e do Poupatempo do Exportador, iniciativa itinerante que leva serviços informações de diversas instituições distintas às principais regiões metropolitanas do Estado.