07/11/11 18h14

Investe São Paulo promove fórum de capacitação com mais de 60 prefeituras

Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade apresenta seu trabalho aos municípios e abre espaço para debater projetos locais que possam atrair investimentos

Com o objetivo de aprimorar a capacidade dos municípios paulistas de atrair investimentos e aproximar a relação com as prefeituras, a Investe São Paulo –– Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade –– realizou nesta segunda-feira, 7 de novembro, o primeiro Fórum de Capacitação aos Municípios Paulistas para Atração de Investimentos e Obtenção de Linhas de Financiamentos.

O evento contou com a participação do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, do secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo, do presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, da superintendente da Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento, Ana Maria Gava Santiago, e do deputado estadual Mauro Bragato. Compareceram ao fórum 62 prefeitos das regiões do pontal do Paranapanema, da Alta Paulista, de Assis, de Ourinhos e da região Noroeste.

“Nós precisamos desconcentrar a atração de investimentos e levar os investidores para esses municípios mais distantes da capital. Essa é uma determinação do governador Geraldo Alckmin”, enfatizou Paulo Alexandre Barbosa. “Sabemos que não é um trabalho fácil, pois a maioria dos investidores busca instalar seus empreendimentos a cerca de 100, 150 quilômetros da capital. Mas nós queremos mostrar as potencialidades dos outros municípios, a Investe São Paulo e a Nossa Caixa Desenvolvimento já estão fazendo isso”, afirmou.

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, destacou a importância de se construir uma política regional para a atração de investimentos. “Quando uma empresa se instala em uma cidade, gera impacto em toda a região, especialmente nos projetos de grande porte. Por isso, é fundamental que os municípios se unam para mostrar o potencial da região”, disse.

Almeida também ressaltou a importância das cidades se prepararem para receber os investidores estrangeiros, possuindo pelo menos um interlocutor que seja capaz de se comunicar em inglês, além de elaborar um site com informações relevantes para os investidores, disponibilizando versões em mais de um idioma.

Já a superintendente da Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento, Ana Maria Gava, explicou quais são as linhas de financiamento disponíveis para os municípios e para a iniciativa privada. A Nossa Caixa Desenvolvimento oferece linhas de crédito com os menores juros do mercado para financiar obras municipais e projetos de pequenas e médias empresas.

“É um ciclo virtuoso: quando geramos emprego e renda, cresce a massa salarial e, consequentemente, o consumo. Aumenta-se também a arrecadação de impostos e a capacidade de investimento do município”, disse o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo.

No decorrer do encontro, os mais de 140 representantes municipais presentes puderam fazer seus questionamentos e ressaltaram a necessidade de se articularem em torno das instituições existentes na região para que possam trabalhar em conjunto na construção de uma política de atração regional.

“Queremos fortalecer o trabalho da Investe São Paulo e da Nossa Caixa Desenvolvimento: sem empego e renda, é impossível que nossos municípios se desenvolvam”, conclui o deputado estadual Mauro Bragato.

Encontros com municípios
Vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia por cooperação, a Investe São Paulo vem realizando uma série de encontros com prefeitos e secretários municipais paulistas visando ampliar o diálogo com os municípios para estimular os potenciais econômicos locais.

Antes do fórum, já haviam sido realizadas 13 reuniões, com 97 municípios. Os municípios que quiserem participar das reuniões com a Investe São Paulo podem solicitar a inscrição pelo telefone (11) 3218-5769.

Saiba mais sobre a Agência de Promoção de Investimentos: www.investe.sp.gov.br