06/10/11 20h13

Investe São Paulo participa do Latin Asia Business Forum em Cingapura

Referência em engenharia naval e offshore, as empresas cingapurenses são potenciais investidoras, especialmente no setor de petróleo e gás

O diretor de Relações Internacionais e Institutionais da Investe São Paulo, Hans Schaeffer, participou do Latin Asia Business Forum 2011, realizado em Cingapura nesta quarta-feira, 5 de outubro. Essa foi a oitava edição do evento que promove o encontro entre investidores e representantes de governo dos países latino-americanos e asiáticos.

“Tivemos a oportunidade de apresentar o Estado de São Paulo e os empresários asiáticos ficaram impressionados com as oportunidades de investimento”, afirmou Schaeffer.

Organizado pela IE Singapore, organização internacional responsável por promover o comércio internacional e contribuir para a expansão das empresas de Cingapura no exterior, o fórum contou também com atividades paralelas nesta quinta e sexta-feiras, tais como visitas técnicas a empresas e seminários.

“Apesar das condições econômicas globais desfavoráveis, o PIB da América Latina cresceu 30% nos últimos três anos, e espera-se que cresça mais 4,5% este ano. As lideranças da região estão ansiosas para desenvolver ainda mais suas economias, estimular as exportações e atrair mais investimentos estrangeiros. As empresas de Cingapura podem contribuir com o crescimento da América Latina. Nós estamos encorajando mais empresas a considerar a América Latina como parte de sua estratégia de internacionalização", afirmou o presidente da IE Singapore, Teo Eng Cheong, na abertura do evento.

De acordo com a IE Singapore, nos primeiros oito meses de 2011, as relações comerciais entre a América Latina e Cingapura cresceram 38% comparadas com o mesmo período de 2010, alcançando US$ 25,9 bilhões. Entre 2005 e 2010, a taxa anual de crescimento dessas relações comerciais ficou em 18,3%.

Seminário e visitas
Nesta quinta-feira, aconteceu o seminário “Oportunidades de negócios e investimentos no Brasil”, em que Schaeffer ministrou uma palestra sobre as oportunidades de investimento no Estado, destacando o recém-lançado decreto estadual 57.289, de 30 de agosto de 2011, que cria a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), possibilitando aos empreendedores apresentar projetos de investimento na modalidade de parceria público-privada. A apresentação atraiu o interesse de representantes de importantes grupos de investimento de Cingapura e outros países asiáticos presentes.

“A viagem contemplou importantes contatos na prospecção de investimentos, em especial no segmento estratégico de óleo e gás, através da manifestação de grandes empresas de construção naval e offshore, interessadas em montar seus estaleiros na costa paulista”, disse Schaeffer.
O diretor Internacional da Investe São Paulo contou, ainda, que foi realizada uma visita a uma empresa especializada em reciclagem de equipamentos eletrônicos, com atuação e certificação internacional no reaproveitamento total das matérias primas por processos de desmontagem, segregação, trituração mecânica, separação eletroquímica e aproveitamento dos matérias para fabricação de novos produtos. Segundo Schaeffer, o mercado paulista tem potencial para atrair este investimento, alinhado com as metas da política de resíduos sólidos e negócios em economia verde.

As atividades da Investe São Paulo em Cingapura encerram-se nesta sexta com uma visita ao parque tecnológico Biopolis, um complexo de sete edifícios que ocupa uma área de 185 mil m2, constituindo-se no principal centro da Ásia para a pesquisa biomédica. Haverá, ainda, uma conferência com um dos maiores grupos empresarias cingapurenses.

A Investe São Paulo participa do evento juntamente com uma delegação brasileira composta por representantes do Distrito Federal, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A delegação é coordenada pela Apex-Brasil.