21/06/11 16h36

Investe São Paulo participa de seminário com vice-primeiro-ministro britânico

Encontro é promovido com o objetivo de estreitar as relações entre Brasil e Reino Unido

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou nesta terça-feira, 21 de junho, do seminário Economia Verde e Inovação. O evento contou com a participação do governador Geraldo Alckmin e do vice-primeiro-ministro britânico, Nick Clegg, e teve como principal objetivo a ampliação da cooperação entre os dois países, reforçando a importância do Estado de São Paulo na agenda do governo britânico.

Alckmin e Clegg fizeram a abertura do seminário Brazil and UK: a partnership to develop innovation in green business, promovido pelo Consulado Britânico de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. No encontro foram apresentadas soluções de baixo carbono criadas por empresas e instituições dos dois países.

"É um seminário importante sobre economia verde e o Brasil é um exemplo para o mundo de energia limpa. No caso do etanol, São Paulo é o maior produtor mundial de álcool, de cana-de-açúcar. O Brasil tem, também, uma energia limpa em termos de hidroeletricidade, uma enorme possibilidade em termos de energia eólica e seremos, em seis anos, grandes produtores de petróleo e gás, através da Bacia de Santos", disse Alckmin.

Almeida apresentou o trabalho da agência e as oportunidades de investimentos em economia verde para São Paulo, além de destacar as evoluções do Estado em desenvolvimento sustentável. “O Estado de São Paulo possui diversas oportunidades de investimento em economia verde. Já temos diversas parcerias com órgão e entidade do Reino Unido e esperamos ampliar esse contato com as empresas britânicas”, afirmou.

Além do vice-primeiro-ministro, a comitiva britânica contou com a presença dos ministros da Cultura, Mídia e Esportes/Olimpíadas, Jeremy Hunt, das Universidades e Ciência, David Willetts, e dos ministros-adjuntos do Comércio e Investimento, Lord Green, e das Relações Internacionais, Jeremy Browne.

"Esta visita é um passo concreto na renovação de laços com a América Latina. Temos muito em comum com o Brasil: dos valores essenciais, como o respeito à democracia e aos direitos humanos, ao forte compromisso de promover a integração entre o norte e o sul", destacou Clegg.