13/01/12 16h06

Investe São Paulo participa de missão à Áustria para atração de investimentos

Objetivo da missão foi apresentar, aos empresários austríacos, as oportunidades de investimentos no Estado de São Paulo; seminários ocorreram em quatro cidades do país europeu

O diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Investe São Paulo, Sérgio Costa, participou nesta semana, de 9 a 13 de janeiro, de uma missão à Áustria organizada pelo Consulado e pela Câmara de Comércio austríacos.

Durante a missão, foram realizadas três edições do seminário “Investir e Expandir no Brasil” nas Câmaras de Comércio das cidades de Innsbruck, no estado do Tirol; Linz, na Alta Áustria; e Graz, na Estíria. No total, 135 participantes compareceram aos eventos destinados a investidores, empresas austríacas com potencial de investimento no Brasil, bem como escritórios de advocacia e consultorias que assessoram empresas que queiram se internacionalizar.

“A receptividade do público austríaco superou nossas expectativas. Todos os eventos tiveram mais participantes que o número originalmente previsto”, ressalta Costa. “Essa ação contribui diretamente para a promoção da imagem do Estado de São Paulo como principal destino para novos investimentos no Brasil”, completa.

O diretor da Investe São Paulo apresentou as oportunidades de investimentos no Estado de São Paulo, além de destacar o suporte gratuito oferecido pela Investe São Paulo a todos os investidores. “Temos ainda um longo trabalho pela frente, que é o de traduzir as intenções dos empresários em investimentos no Estado”, afirma Costa.

Também participaram da missão o cônsul comercial da Áustria no Brasil, Ingomar Lochschmidt, o advogado da Stussi-Neves Advogados, Gustavo Stüssi Neves, e representantes da KPMG.

Além dos seminários, durante a viagem ao país europeu, também ocorreram reuniões com investidores. Antes de voltar ao Brasil, o diretor da Investe São Paulo fez uma visita à agência de promoção de investimentos da Áustria (ABA) para intercâmbio de informações e experiências.

Da Áustria para São Paulo
A visita brasileira à Áustria acontece às vésperas de uma missão empresarial austríaca que estará em São Paulo no início de fevereiro e acontecerá juntamente com a primeira Conferência de Investidores e Diretores Austríacos no Brasil. O evento será nos dias 1 e 2 de fevereiro em São Paulo.

A Conferência ocorre em um momento de amplo crescimento dos investimentos estrangeiros diretos austríacos no Brasil, que saltaram de US$ 48 milhões, em 2009, para US$ 3,32 bilhões em 2010. Esse resultado fez a Áustria passar a ocupar a sexta colocação no ranking de ingresso de investimentos estrangeiros diretos no País.

O comércio bilateral entre os países também está em expansão: passou de US$ 1,2 bilhão, em 2009, para US$ 1,69 bilhão em 2010. O Estado de São Paulo responde por 37% do total dessas transações.