11/10/11 22h28

Investe São Paulo marca presença no maior encontro mundial de World Trade Centers

Durante Seminário de Negócios Internacionais, na “WTCA General Assembly 2011”, diretor da Agência destacou os setores estratégicos para investimentos no Estado

O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, participou na tarde desta terça-feira, 11 de outubro, da WTCA General Assembly 2011, que reuniu, em São Paulo, representantes de aproximadamente 300 WTCs localizados em mais de 100 países. Organizado pelo WTC Business Club, considerada a maior associação do mundo voltada ao comércio internacional – que conta com mais de 1 milhão de empresas afiliadas – o objetivo do evento foi oferecer a oportunidade para as empresas prospectarem negócios.

Nesta terça, dentro da programação da WTCA General Assembly 2011, realizou-se o Seminário de Negócios Internacionais. No painel “Oportunidades e benefícios dos estados e municípios brasileiros”, o diretor da Investe São Paulo ressaltou que o Estado, por meio do Centro Paula Souza, oferece ensino profissionalizante de qualidade sob medida para as necessidades de cada região. “O ensino profissionalizante de qualidade faz as empresas permanecerem nas cidades onde realizaram seus empreendimentos, além de atrair mais investimentos”, afirmou.

Costa também destacou os setores estratégicos para investimentos no Estado: óleo e gás; aeroespacial e defesa; automotivo; biotecnologia; bens de capital; tecnologia da informação; saúde e ciências da vida; economia verde; serviços financeiros; farmacêutico; processamento de plásticos. Além disso, o diretor mencionou a relevância do decreto estadual 57.289, de 30 de agosto de 2011, que cria a Manifestação de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), possibilitando aos empreendedores apresentar projetos de investimento na modalidade de parceria público-privada.

Durante o painel, também houve a apresentação da prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Dias de Almeida Andrade, e do prefeito de São José dos Campos, Eduardo Pedrosa Cury. “Como o próprio governador Geraldo Alckmin disse: o governador e a prefeita não geram empregos, mas condições e oportunidades para atrair os investimentos por meio da educação e da saúde de qualidade e de uma adequada infraestrutura”, afirmou a prefeita, referindo-se às palavras ditas pelo governador Geraldo Alckmin durante a abertura do evento, pela manhã.

Já o prefeito de São José dos Campos ressaltou a vocação da cidade para o setor aeroespacial e de defesa, enfatizando que os dois parques tecnológicos existentes no município estão em pleno funcionamento.

Durante a WTCA General Assembly 2011, houve também diversas rodadas de negócios. Para o presidente do WTC Business Club, Bruno Bomeny, o evento foi uma oportunidade única para a prospecção de negócios internacionalmente. “As empresas puderam compartilhar experiências com fundadores e empresários de todo o mundo”, concluiu.