05/07/12 18h45

Investe São Paulo estreita relacionamento com municípios da Região Metropolitana de Campinas

Reunião organizada pela Agência Metropolitana de Campinas em Hortolândia discutiu mecanismos para aprimorar ambiente de atração de investimentos nos municípios paulistas

Com o objetivo de melhorar a capacidade dos munícipios paulistas para atrair investimentos, o diretor de Relações Institucionais e Internacionais da Investe SP, Sérgio Costa, participou, nesta quinta-feira, 5 de julho, de uma reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), na prefeitura de Hortolândia.

Costa mostrou como a Investe SP atende os investidores e como a agência, vinculada ao Governo do Estado, pode ajudar os municípios, inclusive na expansão das empresas que já estão instaladas em São Paulo. “Nossa equipe também está disponível para atender os investidores junto com vocês, em seus municípios”, afirmou o diretor.

“Precisamos mostrar aos investidores como é a qualidade de vida das cidades paulistas, as opções de lazer existentes, a conectividade com outras regiões do Estado e do País, a qualificação de seu capital humano, enfim, informações que vão além dos dados econômicos mais tradicionais”, explicou Costa.

Ele destacou a necessidade de se estreitar a parceria entre a Investe SP e os municípios para facilitar a obtenção de informações capazes de mostrar todo o potencial do Estado. “Vocês são participantes da construção desse instrumento de apoio à atração de investimentos, que é a Investe SP”, enfatizou Costa.

Já o assistente técnico do Grupo de Planejamento da Agemcamp, Sérgio Machado Ferrreira, ressaltou a relevância do banco de dados da instituição, que abarca mais de 1,2 mil dados da Região Metropolitana de Campinas. “A proximidade com instituições captadoras de investimentos como a Investe SP traz desenvolvimento aos municípios”, disse Ferreira.

O vice-prefeito de Jaguariúna, Israel Pereira, reforçou a relevância da visita da equipe da Investe SP à região, visando conhecer com maior profundidade todo o potencial da região. “As empresa querem investir em São Paulo porque é o Estado carro chefe do Brasil. Elas querem uma boa logística, mão de obra qualificada, proximidade com instituições de pesquisa, universidades e qualidade de vida. Nós temos tudo isso”, defendeu Pereira.

“Antes, apenas 30% dos habitantes de Hortolândia diziam ter orgulho de morar aqui. Hoje, esse índice chega a 85%”, destacou o secretário de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da cidade, Pedro Reis Galindo.

Para o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social de Campinas, Eduardo Gurgel do Amaral, é fundamental que a Investe SP e a Agemcamp desenvolvam mecanismos para aprimorar o ambiente de atração de investimentos, conscientizando prefeitos e secretários sobre a importância desse trabalho. “Essa visita da Investe SP à nossa região é fundamental para que possamos ter sintonia entre o que estamos pensando em fazer e o que a agência pode nos oferecer”, concluiu Gurgel.

Também participaram da reunião o diretor do departamento de Apoio a Convênios de Valinhos, Hewerton Salomão Honório; a diretora do departamento de Desenvolvimento Econômico de Hortolândia, Silvânia Azevedo de Sá; o gerente de projetos da Investe SP, Franklin Ribeiro; o analista de projetos da agência, San Ross; e o analista de Relações Internacionais da agência, Rafael Murgi.

Convidada pela Agemcamp para o evento, a Investe São Paulo desenvolverá iniciativas similares com instituições que agregam municípios de outras regiões do Estado, com o objetivo de gerar aproximação com todas as cidades paulistas. O projeto será implantado no próximo ano.