27/09/11 19h33

Investe São Paulo apresenta programa de atração de investimentos em seminário sobre a Zona Leste

Nova linha de financiamento destinada ao município de São Paulo vai empregar recursos de dois fundos que serão reativados

O presidente da Investe São Paulo, Luciano Almeida, participou na manhã desta terça-feira, 27 de setembro, do seminário “Zona Leste: o futuro da cidade passa por aqui”. Promovido pelo Conselho de Política Urbana da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e a 9ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, em parceria com o Instituo de Arquitetos do Brasil e a Prefeitura de São Paulo, o evento promoveu o debate sobre as diversas iniciativas que visam contribuir para a transformação da região Leste da capital paulista.

Uma dessas iniciativas é o programa de atração de investimentos, apresentado por Almeida. No programa, consta uma ação exclusivamente voltada para o município de São Paulo, que é o acesso a uma linha de financiamento, com condições especiais, a ser criada pela Nossa Caixa Desenvolvimento. Essa linha será direcionada para as empresas que demandam grande quantidade de mão de obra, com o objetivo de fomentar a competitividade dos empreendimentos que possuem folhas de pagamento com custos elevados.

Os recursos serão obtidos por meio da reativação do Fundo Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Social (Fides) e do Fundo Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico (Fidec). Segundo o governador Geraldo Alckmin, que também compareceu ao evento, os fundos serão reativados em breve.

“Existem no Estado de São Paulo regiões tão pobres quanto em outros estados. Temos que criar alternativas para que essas regiões possam crescer gerando um desenvolvimento equilibrado. E a zona leste da capital precisa da nossa atenção”, afirmou Almeida durante o painel Desenvolvimento Urbano e Econômico da Região – A convergência das propostas.

O programa de atração de investimentos foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer iniciativas integradas e multidisciplinares para atender à necessidade de crescimento econômico e geração de emprego e renda no Estado até 2020. Uma das metas do programa é colaborar com a diminuição da taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo de 9,6% para 5,3% até 2020 – o que é fundamental no caso da Zona Leste, a qual concentra 10% do total de habitantes da cidade e apenas 3% do total de empregos.

Outra iniciativa que visa estimular as empresas a investirem na região veio da Prefeitura de São Paulo, que criará um fundo de R$ 50 milhões. O valor será concedido sob forma de incentivo fiscal a empresas que queiram se instalar na região Leste da cidade. Segundo o prefeito Gilberto Kassab, os benefícios serão vinculados a todos os tributos municipais. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Cintra, o edital com os critérios para a seleção das empresas deve ser publicado no Diário Oficial nos próximos 15 dias.

“A Prefeitura tem um programa de incentivos para empresas da Zona Leste e o Governo do Estado vai se somar a esse incentivo através do ICMS, levando empresas para a região que gerem bastante emprego”, destacou Alckmin.

A Prefeitura já destinou um montante de R$ 420 milhões em incentivos para a construção do estádio do Corinthians. Além disso, estão previstas ações conjuntas entre o Governo do Estado e a Prefeitura, como a construção de um polo institucional com escolas técnicas, centro de convenções, rodoviária e melhorias no metrô. Haverá também o prolongamento da avenida Jacu-Pêssego e a construção do trecho Leste do Rodoanel.