Investe São Paulo apoia investimentos de R$ 20 milhões da Caterpillar em nova fábrica
Inauguração das operações atende demanda por mangueiras hidráulicas e o alto potencial por remanufatura de componentes utilizando tecnologia sustentável
Em evento realizado nessa quarta-feira, 6 de novembro, a Caterpillar inaugurou sua nova fábrica brasileira, localizada na cidade de Piracicaba. A unidade é exclusiva para montagem de mangueiras hidráulicas e remanufatura de componentes. As operações exigiram investimentos de R$ 20 milhões e inicialmente foram gerados 80 empregos diretos. O investimento contou com o apoio da Investe São Paulo. O anúncio do investimento havia sido feito pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante a RIO+20 em junho de 2012.
O diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa, que representou o Governo do Estado no evento, mostrou a importância de se investir em tecnologias que protegem o meio ambiente. “São Paulo está atento à necessidade de proteção ao ambiente. Por isso, na Investe São Paulo, temos o setor de economia verde como estratégico para atração de investimentos. Existe um esforço especial para atrair esses empreendimentos para o Estado, pois o desenvolvimento deve ser acompanhado por qualidade de vida”, afirmou Costa.
“A remanufatura é uma tecnologia nova no Brasil e, por esta razão, estamos satisfeitos por continuar crescendo ao mesmo tempo que inserimos o país na rota do desenvolvimento sustentável”, disse o presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil. Ele destacou ainda a importância do apoio do poder público na realização desse tipo de investimento. “Por intermédio de instituições como a Investe São Paulo e da Secretaria de Meio Ambiente, encontramos apoio do Estado para realizar o investimento nessa nova fábrica. Assim, o governo tem ajudado a aumentar a competitividade de São Paulo, que sai na frente no setor de remanufatura do Brasil”, completou.
A operação de remanufatura será a primeira da empresa na América do Sul, sendo a décima oitava no mundo. No processo de remanufatura, os componentes são desmontados, limpos, inspecionados e, se aprovados, são reaproveitados por meio de processos avançados de recuperação. O procedimento devolve a vida útil de recursos não renováveis, o que se alinha a estratégia da Investe São Paulo de atrair para o Estado atividades de desenvolvimento sustentável.