13/02/08 10h53

International Paper amplia sua aposta no Brasil

DCI - 13/02/2008

A International Paper, uma das maiores fabricantes mundiais de papel, planeja tornar a filial brasileira um pólo exportador para América Latina, Estados Unidos e Europa. Do investimento de US$ 2,1 bilhões dos Estados Unidos nos últimos três anos, US$ 1,5 bilhão foi direcionado para o Brasil. O aporte foi para aquisição de uma unidade de papel da VCP (Votorantim Celulose e Papel), em Luiz Antônio (SP), e iniciar a construção de uma fábrica em Três Lagoas, prevista para ficar pronta em 2009. De acordo com Pierre Roulet, diretor financeiro da International Paper do Brasil, os investimentos na subsidiária brasileira objetivam alavancar as exportações do grupo, principalmente na América Latina. A unidade adquirida da VCP tem capacidade de produção de 400 mil toneladas por ano, o mesmo volume produzido pela fábrica de Mogi Guaçu (SP). Com a planta de Três Lagoas (MS), a capacidade produtiva anual da empresa alcançará 1 milhão toneladas; deste volume, cerca de 50% serão destinados ao mercado externo - este projeto representa um investimento de US$ 300 milhões, sendo US$ 121 milhões investidos somente em 2007. Segundo a empresa, as obras seguem o cronograma e já têm mais de 40% do projeto executado. De acordo com Roulet, a desaceleração da economia americana não deve afetar o desempenho da empresa. Segundo ele, nos Estados Unidos o consumo de papel está desassociado do comportamento da economia. "A crise financeira americana não tem causa e efeito no consumo de papel; portanto, este princípio de crise não deve influenciar nosso mercado", ressaltou Roulet. A International Paper, fundada em 1898 nos Estados Unidos, é uma empresa produtora de papéis não revestidos e embalagens, com atuação global em mercados e fábricas na América do Norte, Europa, Rússia, América Latina e Ásia. Seus negócios com papéis não revestidos e embalagens são complementados pela Xpedx, a maior distribuidora de papéis para impressão, suprimentos e equipamentos gráficos da América do Norte. A empresa tem associações com a Ilim Pulp, na Rússia, e com a Sun, na China. No Brasil, a companhia está presente desde 1960 com sua unidade fabril localizada em Mogi Guaçu (SP) e é responsável pelo abastecimento de papel com as marcas Chamex, Chamequinho e Chambril nos mercados nacional e externo.