Interior é foco de expansão de várias marcas
Jornal de JundiaíSe nos grandes centros econômicos, como a capital paulista, tem havido uma desaceleração dos negócios pela certa estabilidade do consumo, cidades do interior - seja do Estado de São Paulo ou vários outros - estão despertando a visão estratégica dos empresários, de acordo com a presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Cristina Franco.
“A interiorização é uma aposta nesse momento. Quando se olha estrategicamente, o Interior é muito fértil e os consumidores estão ávidos pelas grandes marcas presentes normalmente nas capitais dos estados”, afirmou durante a abertura da edição 2014 da ABF Franchising Expo, feira que reuniu 480 diferentes redes de franquias, na semana passada, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Os salários no Interior têm melhorado e gerado maior demanda de consumo. As chances de sucesso são muito boas e vão se dar bem redes voltadas para as classes B e nova classe média, principalmente.”
Formatado para crescer rápido - Há dez anos no mercado de São José do Rio Preto, a Sport’s Motos e Acessórios agora ganha o território nacional por meio do crescimento como franquia. E Jundiaí faz parte do planejamento estratégico para expansão da marca, de acordo com o empresário Ricardo Eurico Miranda. “A região tem um potencial muito interessante”, diz. O investimento no negócio vai de R$ 190 mil a R$ 400 mil segundo ele.
Setor imobiliário em crescimento
O modelo formatado de franquias também tem feito sucesso no mercado imobiliário. Com aposta na expansão dessa forma, a marca Paulo Roberto Leardi, em menos de dois anos, já soma 36 unidades em todo o Estado de São Paulo e Jundiaí é uma das cidades que, recentemente, ‘ganhou’ uma unidade da franquia.
“Com mais de 95 anos de atuação, a Leardi atravessou vários momentos da história do País passando por inúmeras mudanças de moeda, de governo, legislação e muitas crises nacionais e internacionais. Aprendemos com tudo isso e formatamos um modelo de negócio de sucesso e que transmite todo o nosso know-how aos franqueados”, diz Germano Leardi Neto, quarta geração da família.