11/03/08 10h58

Interface Flor planeja ter fábrica de carpetes no país

Valor Econômico - 11/03/2008

Uma das maiores fabricantes de carpete no mundo, a americana Interface Flor, poderá instalar no Brasil uma fábrica para atender a América Latina. A empresa já atua no mercado nacional há 15 anos por meio de representantes comerciais que vendem o produto importado. Agora, os americanos estudam transformar o país na sua décima base de produção. "O Brasil tem um potencial enorme e é um dos lugares mais prováveis para este investimento", informou o vice-presidente para Canadá e América Latina, Claude Ouimet. Com investimento de US$ 4 milhões, a Interface construiria no país uma unidade para produzir até 5 milhões de metros quadrados de carpete em placas.  Uma pequena unidade, com capacidade para 1 milhão de metros quadrados, está sendo construída no Uruguai por um parceiro local, que produzirá sob licença da matriz americana. Segundo Ouimet, a experiência no Uruguai funcionará como um projeto piloto para iniciar produção própria na América Latina. "É um plano para os próximos três anos", afirmou. Além da arquitetura financeira, que incluirá negociações com autoridades brasileiras sobre questões tributárias, a Interface vai estudar as condições para implantar no país o mesmo modelo sustentável, com reciclagem de carpetes usados, que já utiliza nas fábricas que mantém em outros oito países (Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Austrália, Holanda, Irlanda do Norte, China e Taiwan). A companhia, que tem capital aberto nos Estados Unidos, vem adotando há 13 anos práticas "verdes" e tem a defesa da sustentabilidade como um dos seus diferenciais no mercado. Da produção total de carpete da Interface Flor, 27% é feita a partir de carpete reciclado. A meta da empresa é, até 2020, eliminar qualquer impacto negativo que sua operação provoque no meio ambiente e atingir 100% de matéria-prima reciclada. "Tão importantes quanto as questões econômicas são as condições de sustentabilidade da fábrica", explicou o executivo da companhia. Com 35 anos de mercado, a Interface Flor faturou no ano passado US$ 1,6 bilhão. A maior parte das vendas, cerca de 50%, são feitas dentro dos Estados Unidos. O Brasil ainda responde por fatia muito pequena da receita, comprando 500 mil metros quadrados por ano. "Mas tem potencial para dobrar", informa Ouimet.