22/10/09 11h24

Intenção de compra é a maior da década

O Estado de S. Paulo

A intenção de compras do consumidor para este fim de ano atingiu a maior marca desta década. Pesquisa Trimestral de Intenção de Compra no Varejo, feita pelo Provar, da Fundação Instituto de Administração (FIA), e a Felisoni Consultores Associados, revela que 77% dos consumidores pretendem levar para casa algum bem durável ou semidurável entre outubro e dezembro. A pesquisa, que ouviu 500 consumidores entre os dias 14 e 25 do mês passado, indica a intenção de compras no varejo tradicional, isto é, nas lojas físicas.

No primeiro trimestre deste ano, 66,6% dos consumidores declararam que pretendiam comprar bens duráveis. Esse indicador subiu para 72,4% no segundo trimestre e para 74,2% no terceiro trimestre, atingindo agora 77%. No último trimestre de 2008, quando estourou a crise, 73,8% dos consumidores declararam que pretendiam ir às comprasUma prova da confiança do consumidor é que em oito dos dez grupos de produtos pesquisados o consumidor pretende ampliar o uso do crédito para as compras de fim de ano. Um dos destaques da pesquisa é que 74,1% dos entrevistados que pretendem comprar eletroeletrônicos neste Natal vão usar o crediário. No mesmo período do ano passado eram 52,7%.

No caso dos eletroportáteis, a intenção de usar financiamentos ficou estável em relação ao último trimestre de 2008. Para automóveis e veículos, houve um pequeno recuo na intenção de usar financiamentos, de 87,1% dos entrevistados no último trimestre de 2008 para 73,3% no mesmo período deste ano. Felisoni diz que esse recuo não indica uma mudança de tendência porque o porcentual de consumidores que pretendem usar o crédito ainda é alto.

Itens de cine e foto, como a máquina fotográfica digital, estão entre os mais desejados pelo consumidor neste fim de ano. De acordo com a enquete, 14,4% dos entrevistados pretendem adquirir algum item dessa linha. No último trimestre do ano passado, a linha de informática encabeçava esse ranking com 14,2% das intenções de compra. Agora essa linha está na vice-liderança, com 12,8% da preferência dos consumidores como itens a serem comprados entre outubro e dezembro.