12/05/11 11h56

Integradora leva sistemas de telemarketing à nuvem

Valor Econômico

A A5 Solutions, que atua no segmento de integração de sistemas para empresas de telemarketing e serviços de atendimento ao cliente ('contact center'), está investindo na oferta de serviços na 'nuvem'. Em lugar de comprar o sistema integrado - conjunto de equipamentos e software configurados para funcionar como uma ferramenta única - a empresa cliente paga uma mensalidade para usar o serviço. A estrutura física fica em poder da A5 Solutions e o acesso a essa estrutura é feito remotamente por internet (a chamada computação em nuvem). O diretor e fundador da A5 Solutions, André Migliorelli, observa que a oferta do serviço na nuvem tem um custo inicial menor para a empresa cliente, o que torna o modelo de negócios mais atraente.

A A5 Solutions investiu R$ 3 milhões (US$ 1,9 milhão) na compra de equipamentos para garantir a infraestrutura necessária à oferta dos serviços na nuvem. A empresa fechou parceria com a Alog para armazenar os softwares em um centro de dados. E também tem como parceiros Avaya, Cisco, Nice, Speakerbus, Altitude, Convergys e Polycom, na área de infraestrutura e serviços para comunicações e o tráfego de dados é feito por meio das operadoras Intelig e Telefônica.

O primeiro contrato foi fechado com a Serasa Experian. A A5 desenvolveu um projeto de 'contact center' na nuvem para a Serasa Experian ofertar serviços - como certificação digital - a pequenas empresas que operam sob o regime de lucro presumido. Segundo Migliorelli, a companhia já fechou contrato com dois clientes de grande porte, mas os nomes são mantidos em sigilo. De acordo com ele, hoje a A5 Solutions gerencia 500 posições de atendimento que funcionam na nuvem. Ele calcula que esse número deve ser ampliado para 800 posições de atendimento em seis meses. A estimativa dele é que esse segmento do negócio passe a representar 40% da operação da companhia até o fim do ano. A empresa continua ofertando os sistemas integrados no formato tradicional para 60 clientes.

A A5 Solutions encerrou o ano passado com faturamento de R$ 21 milhões (US$ 13,1 milhões) e projeta para este ano um crescimento entre 30% e 40%, enquanto o mercado evolui a uma taxa pouco superior a 20%. A empresa foi fundada há quatro anos como uma empresa de revenda da Avaya para empresas de telemarketing e 'contact center'. Ao longo dos anos, fechou parcerias com outras companhias para operar como integradora de sistemas.