12/06/23 15h41

Integração entre Brasil e França é tema de fórum empresarial na Fiesp

Longo histórico de amizade dos países, de acordo com o ministro francês Olivier Becht, facilita a relação

Secretaria de Desenvolvimento Econômico de SP

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) promoveu, nesta quarta-feira (07/06), o Fórum Empresarial Brasil-França, encontro que visa incentivar a presença das empresas nacionais na França e atrair empresas para investimentos e parcerias entre as duas federações.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso, representou a pasta no evento e reforçou a importância da integração entre as nações para atração de investimentos e promoção de trocas globais.

“São Paulo, se fosse um país, seria a 21ª economia do mundo. Estamos falando de um estado-nação, um estado que tem um posicionamento estratégico dentro das cadeias globais do mundo e que cada vez mais estamos trabalhando para continuarmos nos posicionando dessa forma”.

As exportações da França para o Brasil foram de € 4,1 bilhões (2019), o Brasil é o 24º cliente da França e o 36º fornecedor. Segundo a Fiesp, são mais de 100 anos de cooperação industrial com o país.

Participaram do evento, Rafael Cervone, presidente do Ciesp e 1º vice-presidente da Fiesp; Lucas Ferraz, secretário da pasta de Negócios Internacionais; Rui Gomes, presidente da InvestSP; Jackson Scheider, presidente do Conselho Superior de Comércio Exterior e VP Embraer; Olivier Becht, ministro delegado ao Comércio Exterior e Atratividade da França; Gérard Wolf, presidente da Task Force Cidades Sustentáveis do MEDEF; Jean-Pierre Clamadieu, presidente do Conselho de Administração da Engie; Nasser El Mamoune, diretor Business France Brasil & América Latina; Christopher Freeman, CEO da Granado e Marco Stefanini, Global CEO e Fundador do Grupo Stefanini.

 

Fonte: https://www.desenvolvimentoeconomico.sp.gov.br/integracao-entre-brasil-e-franca-e-tema-de-forum-empresarial-na-fiesp/