19/08/13 16h10

Instituto Mauá terá centro independete de segurança veicular

Automotive Business

Instalações em São Bernardo do Campo vão aproximar pesquisadores da indústria automotiva

O superintendente-geral do Instituto Mauá de Tecnologia, Paulo Colli Bógus, e o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, assinaram protocolo de intenções para viabilizar o primeiro centro brasileiro independente para certificação, prestação de serviços e desenvolvimento de pesquisa em segurança veicular e mobilidade, incluindo testes de impacto, de acordo com normas brasileiras, americanas e europeias. A implantação desse laboratório no ABC também vai aproximar alunos e professores aos pesquisadores da indústria e mercados automotivos nacional e internacional.

O projeto, que está inserido nas diretrizes do programa Inovar-Auto, visa a incentivar a pesquisa e o desenvolvimento no País. O local previsto para a implantação é o futuro parque tecnológico de São Bernardo do Campo. Toda a estrutura deverá ser credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Nossa intenção é prestar serviços para empresas voltadas ao mercado nacional e internacional. Estaremos preparados para diferentes normas”, explica o engenheiro José Roberto Augusto de Campos, coordenador do centro de pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia.

Para o engenheiro Marcello Alves de Souza, um dos desenvolvedores dos estudos preliminares e consultor técnico do projeto, a questão mais importante desse lançamento é tornar os veículos mais seguros para ocupantes e pedestres. “O objetivo é diminuir o número de fatalidades em acidentes”, diz Souza.

Segundo dados da prefeitura de São Bernardo do Campo, o ABC Paulista detém mais de 25% da produção de veículos no País, mais de 55% da de caminhões, cerca de 40% da força de trabalho do setor e 35% do total das exportações.