Instituto de Pesca promete trazer inovação e conhecimento para o Seafood Show Latin America 2024
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SPEntre os dias 22 e 24 de outubro, o Instituto de Pesca (IP-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participará da terceira edição do Seafood Show Latin America, o maior evento do setor de pescado da América Latina, que será realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. Durante a feira, o IP apresentará dois grandes projetos institucionais, além de destacar dois eventos de sucesso idealizados pela instituição.
O Seafood Show Latin America 2024 promete reunir grandes nomes da indústria do pescado e da gastronomia, além de produtores e compradores de diversos países. Durante os três dias de evento, os visitantes poderão participar de exposições, painéis de discussão, apresentações de cases e palestras que abordarão tendências de consumo, sustentabilidade, tecnologias de produção e os desafios do setor no contexto atual.
A feira será um espaço para a promoção de networking e a troca de experiências entre os principais atores da cadeia produtiva do setor. Vale destacar que, só no ano passado, o evento recebeu 3.300 visitantes, com a participação de 24 estados brasileiros e 16 países, além de visitantes internacionais e 100 marcas expositoras.
IP levará para a feira cases de sucesso
Na terceira edição da feira, o Instituto de Pesca exibirá em seu estande dois projetos importantes. O primeiro é o Núcleo de Pesquisa Pescado para Saúde, cuja missão é promover e aumentar o consumo de pescado, incluindo produtos de aquicultura fortificados nutricionalmente, como uma alternativa mais saudável na luta contra a obesidade, doenças coronárias e outros problemas de saúde relevantes no estado de São Paulo e no Brasil. O outro projeto é o Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Sanidade em Piscicultura, que visa à melhoria da sanidade na piscicultura para a obtenção de uma produção de tilápia (Oreochromis ssp) com qualidade, tanto para o produtor quanto para o consumidor.
Kit de diagnóstico desenvolvido pelo CCD de Sanidade em Piscicultura
Além disso, o Instituto de Pesca levará para a feira os eventos Agrifutura Pescado e Tem Peixe na Vila. O Agrifutura Pescado tem como objetivo fomentar a inovação na cadeia do pescado, promovendo networking, negócios, pensamento inovador e consumo responsável. Por sua vez, a Tem Peixe na Vila é uma festa anual que visa incentivar o consumo, promover e fortalecer todos que trabalham com pescado, além de conscientizar as pessoas sobre a cadeia produtiva e as pesquisas realizadas pelo IP.
É importante ressaltar que a última edição da Festa Tem Peixe na Vila, realizada nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, na sede do Instituto de Pesca, localizada na Vila Mariana, foi um sucesso de público. O evento atraiu cerca de 4 mil visitantes e proporcionou aos participantes a oportunidade de conhecer todo o universo do pescado, abrangendo as pesquisas realizadas pelo Instituto.
De acordo com Cristiane Neiva, diretora-geral do IP, “a participação no evento propiciará ao IP fortalecer as parcerias com o setor produtivo, de forma a atualizar as demandas emergentes por pesquisas estratégicas, que busquem no instituto soluções e inovações tecnológicas para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor do pescado”.
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadora para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.