Instituto de Pesca disponibilizará tecnologias de ponta ao 1º Parque Aquícola lançado no interior paulista
Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SPCom apoio à iniciativa e disponibilizando tecnologias de ponta para o desenvolvimento da tilapicultura no estado de São Paulo, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Pesca (IP-APTA), lançou, dia 15, o primeiro Parque Aquícola em águas estaduais, no município de Santo Antônio do Aracanguá, interior de São Paulo.
A iniciativa da Secretaria ocorre em escala piloto nas águas do Reservatório de Três Irmãos, no baixo Rio Tietê, visando ao estabelecimento de condições favoráveis para a implantação de fazendas de criação de tilápias em tanques-rede.
As ações são direcionadas a pequenos produtores da região, visando ao aumento da renda e à produção de alimentos de alta qualidade. A iniciativa tem grande potencial para ajudar o desenvolvimento econômico e social da região, por meio de uma atividade de baixo impacto ambiental, que buscará localmente a agregação de valor.
O lançamento segue o disposto no Decreto estadual nº 60.582, de 27 de junho de 2014, sobre o licenciamento ambiental da aquicultura, que cria Parques Aquícolas estaduais, estabelecendo as condições para o desenvolvimento sustentável da produção aquícola no Estado de São Paulo.
Participaram do evento o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria, José Luiz Fontes, o assessor técnico de Gabinete, Luiz Ayroza, a diretora geral do IP, Cristiane Neiva, e os pesquisadores do Instituto, Clóvis Ferreira do Carmo e Gianmarco David.
Instituto de Pesca
O Instituto de Pesca é uma instituição de pesquisa científica e tecnológica, vinculada à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, que tem a missão de promover soluções científicas, tecnológicas e inovadoras para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da Pesca e da Aquicultura.