10/06/21 11h54

Instituto de Botânica promove evento em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Plantas Invasoras, que ameaçam a biodiversidade, foram tema de discussão

Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

O Instituto de Botânica, instituição de pesquisas científicas na área da botânica, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo- SIMA, promoveu hoje, 8, o evento on-line “Plantas que ameaçam a diversidade vegetal de São Paulo”. O objetivo foi explicar o que são as plantas invasoras ou as chamadas espécies exóticas e como elas afetam o meio ambiente e as cidades. 

Durante apresentação, a Dra. Rosângela Simão-Bianchini, pesquisadora do IBT, explicou que as espécies exóticas invasoras, são aquelas que se encontram fora de sua área de distribuição natural, isto é, que não são originárias de um determinado local. A Espécie Exótica Invasora ou, simplesmente, Espécie Invasora é definida como uma espécie exótica que prolifera sem controle e passa a representar ameaça para espécies nativas e para o equilíbrio dos ecossistemas. 

“A invasão dessas espécies tende a empobrecer e homogeneizar os ecossistemas, causando danos à biodiversidade, pois, elas não fazem parte do ambiente, mas se naturalizam e provocam em seu funcionamento, não permitindo ou dificultando sua recuperação natural”, salientou a Dra. Rosângela. 

Geralmente as invasões acontecem provenientes de atividades e movimentações humanas. À medida que novos ambientes são colonizados e ocupados pelo homem, plantas e animais domesticados são transportados, e proporcionam condições de dispersão muito além das capacidades naturais das Espécies Exóticas. 

O aumento de população e o intenso comércio internacional de animais de estimação e plantas ornamentais facilita a introdução dessas espécies. O desmatamento e a degradação de áreas verdes também abrem a guarda dos ecossistemas locais a invasões. 

As invasões favorecem a disseminação de doenças e pragas e acarretam prejuízos para colheitas, degradam florestas, solos e pastagens. Nos dias atuais, elas representam um enorme desafio em questões ambientais, pois, nem sempre é possível combatê-las. Ao contrário de outros problemas ambientais que podem ser amenizados pelo tempo, as espécies invasoras com frequência se tornam dominantes e suas consequências negativas tendem a se agravar à medida que sua adaptação se completa. 

O evento que teve como mediadora a pesquisador o IBT, Ada Andre Pinheiro, contou com a participação de cerca de 50 pessoas, que puderam participar com perguntas enviadas pelo chat que foram respondidas na ocasião. Para rever acesse: https://www.youtube.com/watch?v=P7JHOErIRuY 

fonte: https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2021/06/instituto-de-botanica-promove-evento-em-celebracao-ao-dia-mundial-do-meio-ambiente/