Inscrições para o Santos Export estão abertas
Próxima edição do seminário portuário será realizada nos dias 12 e 13 de setembro
A TribunaA urgência de se implantar novos acessos ao Porto de Santos, a definição de um novo modelo da dragagem do canal de navegação e ainda a necessidade de mudanças no marco regulatório portuário são os temas dos painéis da próxima edição – a 14ª – do seminário Santos Export - Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos. O evento será realizado nos dias 12 e 13 do próximo mês, no Mendes Convention Center, em Santos.
Iniciativa do Grupo Tribuna e realizado pela Una Marketing de Eventos, o evento já se consolidou como um dos maiores fóruns de discussões portuárias do País. Com o objetivo de propor e analisar estratégias de desenvolvimento para o complexo marítimo, o evento reúne empresários e autoridades do setor, além de especialistas que debatem medidas para a expansão do cais santista.
A solenidade de abertura do Santos Export ocorrerá às 18 horas do próximo dia 12, com a participação de autoridades federais e regionais.
No dia seguinte, os trabalhos serão iniciados às 9h30, com uma palestra de abertura. Às 11 horas, será realizado o painel de debates Novos Acessos ao Porto: uma questão urgente, sobre a necessidade de investimento na infraestrutura de transporte rodoviário e ferroviário na região. A construção do segundo acesso rodoviário à Margem Direita (Santos) do complexo marítimo, projeto que aguarda recursos do Governo Federal, uma nova ligação entre o Planalto e a Baixada Santista e, ainda, a expansão das linhas férreas no corredor logístico de Santos estão entre os pontos a serem analisados. A implantação do Ferroanel, cujos debates se arrastam por 13 anos, também está entre os temas que serão abordados.
No período da tarde, o primeiro painel de discussões vai tratar dos investimentos na infraestrutura aquaviária do Porto. Um novo modelo de dragagem portuária vai debater os planos do Governo Federal para a manutenção e o aprofundamento do canal de navegação, essencial para o desenvolvimento das atividades do cais. Diante das dificuldades enfrentadas pela União para a contratação do serviço, a privatização da dragagem portuária passou a ser cogitada como alternativa para garantir a realização da obra. O tema já chegou a ser debatido na extinta Secretaria de Portos (SEP), mas não avançou.
Marco Regulatório
A necessidade de mudanças na nova Lei dos Portos, de nº 12.815/2013, será debatida no terceiro e último painel do evento, às 16h30.
As discussões vão girar em torno de um caminho para a descentralização da administração portuária. Isto porque, após a promulgação dessa lei, as companhias docas perderam uma série de atribuições, e com isso, a autonomia administrativa. Outro ponto a ser debatido é o futuro dos portos públicos, já que o marco regulatório também acirrou a competição com terminais portuários privados.
As inscrições para a 14ª edição do Santos Export podem ser feitas até o próximo dia 9. No entanto, os descontos valem até o próximo dia 26.
Para se inscrever, basta acessar o site www.unaeventos.com.br/forumsantosexport/2016 e preencher os dados pedidos. Em seguida, será gerado um boleto bancário e, mediante a confirmação do pagamento, enviado um e-mail de confirmação. As vagas são limitadas.