InovAtiva Brasil seleciona 125 startups para participarem da etapa inicial do programa em 2015
Agência Gestão CT&IO InovAtiva Brasil teve 125 startups aprovadas para participar do ciclo de aceleração de 2015. As companhias representam 14 estados da Federação, além do Distrito Federal, e apresentaram inovações para setores como tecnologia da informação, agronegócio, automotivo, energia, indústria química, saúde, logística, entre outros.
Na segunda etapa do programa, os empreendedores das empresas selecionadas terão acesso a cursos de capacitação nos meses de agosto e setembro, a sessões de mentoria individuais com profissionais experientes, além da participação em um bootcamp – encontro para treinamento intensivo e networking – no qual os participantes receberão diferentes análises sobre seus negócios, participarão de atividades de capacitação em grupo e poderão fazer contato com outras startups e mentores.
O secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Marcos Vinícius de Souza, destacou que as empresas selecionadas para o InovAtiva já alcançaram um determinado estágio de desenvolvimento. E é por conta dele que essas companhias conseguiram se adequar aos parâmetros do programa.
“Não adianta antecipar certos passos. Para que o InovAtiva traga retorno efetivo para a startup, é importante que ela preencha determinados requisitos. Um projeto em estágio muito inicial não vai aproveitar todas as oportunidades oferecidas pelo programa”, afirmou.
Para o secretário-executivo da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Naldo Dantas, a seleção criteriosa das companhias é fundamental para o sucesso, uma vez que elas encontrarão um ambiente complexo. “O caminho de subida de uma startup no mercado real é muito agressivo. O InovAtiva, como um programa de aceleração em larga escala, tem de pegar empresas já com alguma tração”, ressaltou.
Próximos passos
Até o fim de setembro, os empreendedores selecionados deverão produzir e enviar três atividades relacionadas aos novos cursos de capacitação, junto com um vídeo de até três minutos apresentando o projeto. Após essa fase, até cem startups das 125 selecionadas seguirão para a fase final do programa, que contará com mais mentoria, dois novos cursos de capacitação e um segundo bootcamp de mentoria e treinamento.
A banca de apresentação final acontecerá em novembro. Nela, as startups poderão apresentar seus negócios a investidores e a grandes empresas.
Para mais informações, acesse o site do programa InovAtiva Brasil.