23/09/20 13h45

Inova vence prêmio Raps e será apresentada em conferência da ONU

Premiação, que destaca a inovação e sustentabilidade, será apresentada na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia

O Imparcial

Inaugurada em 2018, a Fundação Inova Prudente é um complexo com infraestrutura e serviços capazes de promover o desenvolvimento de empreendedores e pequenas empresas, a pesquisa aplicada para a melhoria ou criação de novos produtos ou processos, com o objetivo de inovar. E agora, o mundo todo poderá ter o conhecimento do que é o empreendimento, uma vez que o projeto municipal venceu o prêmio Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) de Inovação e Sustentabilidade, e será apresentado na COP-26 (26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas).

O evento, que ocorreria neste ano - mas foi alterado por conta da pandemia da Covid-19 -, está previsto para ocorrer nos dias 1º e 12 de novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia. Momento esse onde o representante de cada projeto vencedor do prêmio terá a chance de apresentá-lo.

Projetos, pois na votação popular do prêmio Raps foram escolhidos cinco projetos brasileiros que compõem os cinco "Ps", sendo eles: parcerias, paz, pessoas, planeta e prosperidade. A Fundação Inova Prudente concorreu na categoria prosperidade com outras duas iniciativas, sendo uma de Salvador (BA) e a outra de Mogi das Cruzes (SP).

Visibilidade internacional

E esta conquista, segundo o secretário de Tecnologia da Informação de Prudente, Rogério Marcus Alessi, proporcionará algo muito importante para a Inova e a cidade como um todo: visibilidade. “Essa premiação amplia muito a visibilidade da Inova para toda sociedade, de modo até internacional. É a chance de atrair olhares e atenção de outras empresas e novos investidores”, pontua. Além de servir como exemplo-molde para outros municípios, ainda de acordo com ele, como foi para Bauru (SP), que inaugurou um empreendimento semelhante recentemente.

Agora, Alessi explica que o gestor receberá um convite formal dos organizadores da premiação, que, além de informar sobre a vitória, vai introduzir como ocorrerá a apresentação do projeto na conferência. “Vai ser a hora em que todos vão compartilhar experiências, o que, para mim, é o mais legal de tudo, e o mais significativo. Pois tanta coisa pode acontecer, como algum altruísta que queira fazer uma contribuição se interessar pela Inova, alguma empresa que queira trabalhar dentro dela ou até mesmo chamar a atenção de algum banco mundial, enfim, são várias possibilidades”, frisa. E complementa: entrar no radar de governos e investidores.

E como o próprio secretário já mencionou em outras oportunidades, desde as ações do Inova Kids, em que se estimula a criança pelo gosto à ciência e desperta o interesse dela em seguir com os estudos, até o Inova Jovem, que promove capacitação ao primeiro emprego: “tudo tem impacto direto à prosperidade”, ponto crucial na análise da premiação. “Mas, com certeza, o apoio aos empreendedores, às consultorias online, às ideias e aceleração de startups, coworking, assim como ao ensino superior gratuito com a Univesp [Universidade Virtual do Estado de São Paulo], são fatores primordiais para que esse patamar fosse alcançado”, pontua.

fonte: https://www.imparcial.com.br/noticias/inova-vence-premio-raps-e-sera-apresentada-em-conferencia-da-onu,38247