14/08/20 11h46

Inova Prudente inaugura Hotel de Projetos Inovadores

Espaço fomenta a idealização, prototipagem e validação de projetos de tecnologia e inovação, e será destinado a acadêmicos de graduação e pós-graduação, egressos e pesquisadores

O Imparcial

Nos últimos anos, a capital do oeste paulista tem se destacado quando o assunto é tecnologia e inovação. Na tarde de ontem, o município ganhou mais um espaço, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de ideias e soluções, através do programa Hotel de Projetos Inovadores inaugurado na Fundação Inova Prudente. O espaço estimula a idealização, prototipagem e validação de projetos de tecnologia e inovação, e será destinado a acadêmicos de graduação e pós-graduação, egressos e pesquisadores de instituições de ensino superior. A expectativa para este ano é atender 50 pesquisas por meio de mentorias e pré-aceleração.

De acordo com o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, o espaço faz parte de um programa da administração municipal, que visa dar apoio e incentivo a ideias e soluções de problemas, a partir do uso da tecnologia e da inovação. “O principal objetivo do projeto é incentivar o egresso/pesquisador a desenvolver suas ideias, transformá-las em um projeto, criar um protótipo e, consequentemente, validar no mercado”. No hotel, além de toda estrutura disponível, a pessoa contará com cursos de capacitação, mentorias, workshops, oficinas, network, bem como encontros com especialistas para sanar dúvidas.

Ideias em negócios

Na estrutura, o pesquisador terá 12 meses para transformar suas ideias em negócios a partir de três etapas definidas, acrescenta o titular da Setec: “Idealização é pensar e criar soluções inovadoras para o problema de sua pesquisa; a prototipação é transformar de forma efetiva a ideia e compreender se é de interesse do mercado; e a validação é a possibilidade de ser inserida no mercado”.

Conforme a Inova, a nome hotel é utilizado na área de inovação pelo fato de os projetos serem hospedados para que possam ser acompanhados por um tutor ou gerente. Para tanto, a expectativa é que o empreendedor tenha vários caminhos, ou seja, posterior ao hotel, ele poderá fomentar o projeto em uma incubadora, participar dos editais de pré-aceleração da Inova e continuar desenvolvendo seu produto ou até mesmo abrir uma empresa. Sobre este assunto, o diretor-presidente da fundação, Bruno José Garcia Carnelós, acrescenta que o projeto vem para fomentar a economia criativa do país, principalmente, a regional. “A partir desse desenvolvimento dentro da Inova, essa pessoa poderá fechar um ciclo, ou seja, entrar com uma ideia, criar sua empresa, gerar empregos e assim por diante”.

O novo projeto, além de estimular a inovação e a tecnologia no município, também busca fixar o jovem na cidade, de forma que ele desenvolva o seu próprio potencial. Segundo Alessi, na próxima semana será feito o anúncio das vagas para acesso ao programa, que no primeiro momento será promovido de forma on-line.

A cerimônia também contou com a entrega de certificados de participação aos 20 empreendedores do terceiro edital de aceleração de projetos inovadores. Para produção desta matéria, a reportagem levou em conta todas as medidas sanitárias visando à saúde pessoal e coletiva.