09/11/23 12h45

Iniciativas para a produção de hidrogênio verde são destaque em Pesquisa FAPESP

Edição de novembro também descreve a inusitada descoberta de rochas híbridas, compostas por sedimentos marinhos, restos de animais e resíduos plásticos, no litoral do Espírito Santo

FAPESP

As primeiras iniciativas brasileiras para a produção de hidrogênio a partir de fontes renováveis são tema da reportagem de capa de Pesquisa FAPESP em novembro. Entre elas destaca-se a planta-piloto em construção no Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) da Universidade de São Paulo (USP) – um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído por FAPESP e Shell – que pretende gerar o combustível a partir de produtos ou subprodutos do setor sucroenergético, como etanol e vinhaça. Prevista para entrar em operação no segundo semestre de 2024, a instalação terá 425 metros quadrados e capacidade para gerar 4,5 quilos de hidrogênio por hora.

A seção “Ambiente” destaca a crescente ameaça que o lixo plástico representa para os ambientes marinhos. Nas praias da remota ilha vulcânica da Trindade, a 1.140 quilômetros (km) do litoral do Espírito Santo, pesquisadores identificaram rochas híbridas, formadas por sedimentos da praia, carapaças de animais mortos e plástico derretido, com diâmetros que variavam de 3 centímetros (cm) a 40 cm. As análises indicaram que são compostas por polietileno e polipropileno, dois polímeros sintéticos utilizados em embalagens e linhas de pesca. Assim como os plásticos flutuantes, essas formações rochosas podem ser reservatórios de vírus, fungos e bactérias. Além disso, com a exposição ao sol, vento, marés e chuva, os materiais plásticos podem liberar compostos químicos tóxicos para os organismos marinhos, alertam cientistas.

O entrevistado do mês é o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, que também é professor de literatura comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), poeta, escritor, memorialista e ensaísta. À reportagem, ele falou sobre seus planos à frente da segunda instituição mais antiga do Brasil e propôs reflexões sobre a importância da pesquisa desenvolvida nos campos da literatura e história no processo de tradução de autores para o português.

A edição traz ainda reportagens sobre os dados recentes do telescópio James Webb que desafiam a cosmologia, a diminuição das chuvas no Cerrado e a alta taxa de suicídio entre indígenas, que supera em três vezes a média da população.

Esses e outros conteúdos podem ser acessados gratuitamente em: https://mailchi.mp/fapesp/combustivel-para-o-futuro

Fonte: https://agencia.fapesp.br/iniciativas-para-a-producao-de-hidrogenio-verde-sao-destaque-em-pesquisa-fapesp/50184