22/06/15 16h24

Iniciativa em São Paulo pretende aproximar projetos inovadores das instituições de fomento

Portal Protec

Projetos inovadores precisam de investimentos para se tornarem realidade. Como forma de aproximar pesquisadores, startups e empresas empreendedoras das instituições de fomento, e dessa forma impulsionar o setor da inovação em São Paulo, foi lançado pelo governo paulista o “Movimento pela Inovação”.

A meta é reunir periodicamente todas instituições de fundos de investimentos e organismos multilaterais do campo da inovação e da pesquisa para orientar e atender individualmente - dentro de incubadoras, aceleradoras, universidades e parques tecnológicos - os interessados em tirar projetos inovadores do papel. A ideia é definir ações ou instruções sobre como obter crédito sustentável para investimentos, a indicação para uma eventual subvenção, onde buscar aportes diretos, entre outras opções disponíveis.

“Queremos mostrar que a inovação está ao alcance de todos. Além disso, ao encurtar a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento, o conhecimento científico produzido pode ser transformado mais rapidamente em produtos e negócios de sucesso, gerando riqueza para a sociedade e o desenvolvimento do País”, afirmou Milton Santos, presidente da Desenvolve SP – Agência de Desenvolvimento Paulista, que está conduzindo a iniciativa.

No estado de São Paulo a Desenvolve SP é responsável por oferecer linhas de crédito exclusivas para projetos inovadores com condições especiais e também por repassar recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Além disso, a instituição trabalha com cinco Fundos de Investimentos em Participações (FIP) para investimento direto.